‘Prefeitura no seu Bairro’ atende centenas de moradores do Paiol
Corte de cabelo, emissão de certidões e outros serviços foram oferecidos aos moradores
A chuva não desanimou as centenas de pessoas que compareceram à primeira edição do projeto ‘Prefeitura no seu Bairro’, na manhã desta sexta-feira (28/4). Todas as secretarias municipais levaram assistência aos moradores da localidade que ainda não puderam usufruir dos serviços.
Os stands espalhados pela praça do bairro contaram com balcão de empregos, segunda via de certidão de casamento e nascimento, isenção para retirada de identidade, emissão de vale social (estadual e federal), orientação do Procon, cartão do idoso, CRAS, CREAS, entre outros.
Instituições do governo do Estado, como a Fundação Leão XIII e o Detran estavam presentes disponibilizando serviços e orientações. E não para por aí. Também foram feitos agendamentos do Rio Card Sênior, emissão da Carteira de Pessoa Idosa e marcação para cartão PCD; orientação sobre o Vale Federal (cartão de transporte Interestadual para PCD ou Portador de Doenças Crônicas) e atendimento do PAV – Receita Federal disponibilizados.
“O ‘Prefeitura no seu Bairro’ é um projeto muito importante, itinerante, vai passar por toda a cidade e queremos atender o maior número de moradores possíveis, facilitando o acesso aos serviços que o poder público tem a oferecer para eles”, salientou o prefeito Abraãozinho.
As secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil deram autorização para certidão ambiental, receberam denúncias de maus-tratos de animais, poda de árvores e remoção de colmeias de abelhas. O morador pôde agendar assistência para iluminação, capina e entulho, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
Equipe da Secretaria de Saúde imunizou pessoas acima de 12 anos com a vacina bivalente e da gripe. A Secretaria de Educação também estava presente e disponibilizou a matrícula para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), enquanto a Secretaria de Desenvolvimento Social forneceu inscrições para o Bolsa Família, serviços do CRAS e também do CREAS.
O eletricista industrial Jonas Gonçalves de Sant’ana, de 37 anos, mora no Paiol. Ele aprovou a ação promovida pela prefeitura. “Vim tirar a segunda via da identidade e ver a questão de auxílio. Acho muito importante essa ação que está tendo hoje e tem tudo aqui.”
Também teve momentos de cuidados com a beleza e arte. Corte de cabelo, trança e design de sobrancelhas oferecidos pela Casa da Mulher Nilopolitana e pela Secretaria Municipal de Trabalho. Seis pessoas participaram da oficina de artes plásticas da Secretaria de Cultura.
Tatiele dos Santos Campos, de 42 anos, aproveitou para cuidar da beleza. “Eu vim captar novas revendedoras, porque tem um fluxo grande de pessoas aqui. Também fiz trança e maquiagem. Ver o potencial máximo que a prefeitura tem feito pela população, está sendo um trabalho muito bem feito e eu gostei”, contou a gerente de vendas.