Prefeitura de Nilópolis firma parceria com Centro Cultural Light para capacitação de docentes

A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria de Educação, visitou na última quinta-feira (21) o Museu Light de Energia, em parceria com o Centro Cultural Light, por meio do projeto “Light nas Escolas”, que amplia a conscientização sobre o uso da energia e instrumentaliza.
A visita ocorreu em dois momentos. No primeiro, foram explicadas todas as etapas do projeto juntamente com as ações educativas que serão ministradas no museu para os participantes, sempre com muita lucidez e riqueza de informação. Já no segundo momento, os docentes seguiram em visita guiada pelos três circuitos disponíveis no Museu Light de Energia com ações divertidas e interativas, além de muito enriquecedoras aos participantes.
A superintendente de Ensino, Débora Carlos, apontou que a parceria faz parte do Programa de formação continuada dos professores do Município, sendo fundamental para melhoria da qualidade do Ensino de Nilópolis. “Para conhecer a proposta, a equipe da Secretaria de Educação estabeleceu o primeiro contato e pôde se divertir, descobrir e experimentar uma tarde cheia de novos conhecimentos. Durante toda atividade só imaginávamos o olhar dos nossos alunos que também passarão e se encantarão com a proposta. Nossa secretária de Educação, Flávia Duarte, atendendo a uma determinação do prefeito Farid Abrão, não tem medido esforços para que o aluno nilopolitano tenha a oportunidade de viver novas descobertas. O melhor do projeto ainda está por vir”, disse a superintendente.

A capacitação de professores possui uma carga horária de 12 horas, dividida em três dias diferentes, com conceitos e atividades práticas sobre educação ambiental e a metodologia Procel nas Escolas. Cada professor participante receberá materiais ilustrativos e didáticos para multiplicar as atividades com os alunos. O projeto culminará com a visita guiada dos alunos nilopolitanos ao museu.

O “Light nas Escolas” é um projeto de educação ambiental voltado para o consumo eficiente de água e energia tendo por público alvo estudantes da redes pública e privada de ensino.