Prefeito Abraãozinho fiscaliza retirada de lixo e plantas na barragem do Sarapuí no Parque Natural Municipal do Gericinó

Mais uma ação para prevenir as grandes enchentes

O prefeito Abraãozinho fiscalizou esta segunda-feira, 15/1, o início da limpeza da barragem do Rio Sarapuí, no Parque Natural do Gericinó. Ele foi verificar como estava o local após a cidade apresentar o maior acumulado de chuvas no Estado, medido pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ), no domingo, 13/1, com 249,2 mm.

O Instituto Estadual do Ambiente (INEA), da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, enviou uma escavadeira long reach ( braço longo) para alcançar e retirar o lixo e entulho que se acumulam na barragem que, em seguida, era transportado por um caminhão com tração nas quatro rodas para o Aterro Sanitário de Adrianópolis, em Nova Iguaçu.

Abraãozinho estava acompanhado da vice-prefeita, professora Flávia, dos secretários de meio ambiente, Dean Senra, e Serviços Públicos, Rodrigo Neca, e do deputado estadual Rafael Nobre. Eles conversaram com o engenheiro Ricardo Ferreira, do Programa Limpa Rio do INEA. A expectativa de Ferreira é que em duas semanas o trabalho esteja concluído.

“A cidade está recebendo muito lixo do Mendanha e de outras regiões, como Bangu e Catiri, e tudo está represado. Peço que a população nilopolitana seja parceira nesta grande luta e evite jogar lixo nas ruas, para que Nilópolis não seja tão prejudicada durante as chuvas”, apelou o prefeito. “Quero agradecer ao governador Cláudio Castro e ao vice-governador Thiago Pampolha, que também é o secretário estadual do Ambiente”, afirmou Abraãozinho.