Parque Municipal do Gericinó recebe exposição artística ‘Território Sonhado’

Mostra apresenta obras de artistas da baixada

O Parque Natural do Gericinó Prefeito Farid Abrão será palco da exposição artística instalativa “Território Sonhado”. Com incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através do Edital Retomada Cultural RJ 2, a mostra terá início no dia 15, às 10h, e seguirá até o dia 3 de fevereiro.

Território Sonhado é uma experiência sensorial contemplativa que une cultura e sustentabilidade e nos convida a imaginar um futuro mais sustentável e em sintonia com a natureza. Através de fotografias, artes digitais e obras interativas, o projeto visa celebrar a estética baixadense de quintais, gambiarras criativas e fazeres comunitários, e poderá ser visitado todos os dias, das 06h às 18h.

Com curadoria de Catu Rizo, a instalação reúne obras de quatro mulheres nascidas na Baixada Fluminense: Adrielle Vieira, Bella Tavares, Catu Rizo e Lidi Oliveira.

Durante sua abertura, o evento terá uma programação especial com homenagens a coletivos culturais da baixada, roda de conversa com as artistas expositoras, carimbó e sessão de cinema organizada pelo cineclube itinerante Xuxu com xis.

O Parque Natural do Gericinó Prefeito Farid Abrão fica localizado na rua Antônio João Mendonça, s/n – Centro.

Evento de abertura: 15 de janeiro, a partir das 10h.

• 10h – Homenagem a coletivos culturais da Baixada Fluminense
• 10h30 – 12h Roda de conversa com as artistas expositoras e visita guiada pelas obras com performance da artista Flaviane Damasceno.
• 12h30 -13h – Pocket show do músico Maurício Galo
• 15h30 – Carimbó: Flores da alegria
• 17h – Cineclube Xuxu com xis com exibição de quatro produções baixadenses
• 18h30 – Toques para Odudua

Evento de encerramento: 29 de janeiro, a partir das 15h.

• 15h: Espetáculo MARGINAL Y-GÜAÇU.
• 16h às 17h30 Roda de conversa sobre os diálogos entre “Arte, Cidade e Tecnologias Sociais” que contará com a presença da professora Ana Paula Alves Ribeiro (FEBF-UERJ), Pâmela Ohnitram, cineasta e cineclubista e mediação da curadora e artista Catu Rizo
• 17h30- Pocket-Show do rapper Mau du Carta.