Nilópolis realiza Dia D de vacinação contra febre amarela neste sábado

A Prefeitura de Nilópolis intensificou a vacinação contra a febre amarela nas unidades de saúde do município e além do funcionamento dos postos, de segunda a sexta, a Secretaria Municipal de Saúde participa neste sábado (27) do “Dia D Contra a Febre Amarela”.

De acordo com o subsecretário de Saúde, Franklin Monteiro, para o “Dia D” todas as unidades de saúde do município estarão abertas de 8h as 17h para receber a população. “Neste dia todas as unidades integrantes da Rede Municipal de Saúde e mais os Pontos Emergenciais montados na quadra do G.R.E.S. Beija-Flor e no Parque Municipal Natural do Gericinó irão vacinar contra a doença”, destacou.

Desde quando os primeiros casos da doença surgiram na região metropolitana do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Nilópolis aumentou a oferta da vacina através da abertura de novas salas de imunização, solicitando novas remessas de vacina ao Governo do Estado. Hoje ao todo são 13 pontos vacinando.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Kiraz Constantine Karraz, alerta para importância da imunização e esclarece que o município não possui casos da doença. “É fundamental que a população procure os pontos para receber a vacina contra febre amarela. Embora o município não tenha apresentado casos da doença, estamos atentos e ampliamos mais uma vez os pontos de imunização como forma de intensificação do trabalho de prevenção à febre amarela”, afirma.

Nilópolis perto de atingir a meta

Ao todo 64.780 pessoas já foram vacinadas no município, ou seja 47,7% dos cerca de 135.898 moradores que compoem a população alvo. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o próximo dia 10 de fevereiro o município deve superar em 5% a meta estabelecida. “Levando em consideração a média de 5.197 vacinas aplicadas por dia, estimamos que até o dia 10 de fevereiro teremos imunizado 142.737 moradores de Nilópolis. Nesse balanço não estamos incluindo a parcela de pessoas oriundas de outros municípios”, explicou o subsecretário de Saúde, Franklin Monteiro.

Vale lembrar que Nilópolis já inclui no calendário básico, a vacinação contra a febre amarela a partir dos 9 meses de idade.

Saiba mais sobre a vacina

A vacina contra a febre amarela não é recomendada para gestantes, lactantes de crianças com até 6 meses de idade e nem para quem tem mais de 60 anos, nesse último caso o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco da doenças e o risco de eventos adversos nessa faixa etária ou decorrentes de comorbidades.

As doses geralmente produzem poucos efeitos colaterais. Cerca de 5% das pessoas podem desenvolver, cinco a dez dias depois da vacinação, sintomas como febre, dor de cabeça e dor muscular, sendo infrequente a ocorrência de reações no local de aplicação. Reações de hipersensibilidade são muito raras e geralmente atribuídas às proteínas do ovo contidas na vacina.

A febre amarela

Segundo a Fiocruz, a febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina circula em áreas florestais é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes no meio urbano. Os macacos podem desenvolver a febre amarela silvestre de forma inaparente, mas ter a quantidade de vírus suficiente para infectar mosquitos. Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra.

Confira os pontos de vacinação

Todos estarão abertos das 8h às 17h.

• Ponto Emergencial de Vacinação Parque do Gericinó
    Endereço: Rua Antônio João de Mendonça, s/nº, Manoel Reis
  • Ponto Emergencial de Vacinação Beija-Flor
    Endereço: Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1025, Centro.
  • Posto Programa de Saúde da Família – Frigorífico
    Endereço: Rua Dr. Rufino Gonçalves Ferreira, s/n, Frigorífico.
  • Posto Programa de Saúde da Família – Cabuís
    Endereço: Rua General Mena Barreto, s/nº, Cabuís
  • Posto Programa de Saúde da Família – Nova Olinda
    Endereço: Rua Pedro Roque, 13, Olinda
  • Posto Programa de Saúde da Família – Manoel Reis
    Endereço: Rua Antônio João Mendonça, s/nº, Manoel Reis
  • Centro de Saúde Dr. Jorge David
    Endereço: Rua Senador Fernando Mendes, s/nº, Centro.
  • Posto De Saúde Dr. Armando Augusto Almeida
    Endereço: Rua Marques Canário, 940, Nossa Senhora de Fátima.
  • Posto de Atendimento Médico e Sanitário Doutor Jacob Sessim
    Endereço: Rua Rondon Gonçalves, s/nº, Cabral.
  • Posto Médico Sanitário Nova Olinda
    Endereço: Rua Amadeu Lara, s/nº, Olinda.
  • Posto de Saúde Antônio Albuquerque Machado
    Endereço: Rua Dr. Mário Valadares, s/nº, Novo Horizonte.
  • Posto de Saúde Dorvil Almeida Lacerda
    Endereço: Rua José Couto Guimarães, 1299, Paiol