Nilópolis participa de debate sobre a Baía de Guanabara

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou na última segunda-feira 17, do “Diálogo entre o CBH Baía de Guanabara e Gestores Municipais”.

Promovido pelo Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá, o evento contou com a participação do diretor de Licenciamento Ambiental, Geison Bezerra, que representando o município de Nilópolis, acompanhou as discussões e a palestra do secretário de Meio Ambiente do Estado de Maryland – EUA, Robert Summers, que discursou sobre o tema “Baía viva, manutenção da Baía”, apresentando inclusive, um plano a longo prazo para os próximos dez anos.

A missão do Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá é integrar os esforços do poder público e da sociedade civil, para soluções de proteção, conservação e recuperação, viabilizando o uso dos recursos naturais, a recuperação ambiental e conservação dos corpos hídricos das Bacias Hidrográficas quem compoem a Baía de Guanabara.

Vale destacar, que Nilópolis hoje drena seus dois rios (Sarapuí e Pavuna) para a Baía de Guanabara e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente está focada e visa o Plano Municipal de Saneamento para habilitação a receber recursos a serem investidos no município, além de uma possível troca de experiência com os Estados Unidos. “A inundação das cidades é um processo que produz impactos ambientais sociais e econômicos, devido principalmente a falta total de planejamento e a adoção de soluções inadequadas. Este cenário produz um triplo prejuízo para a população, pois além das medidas de controle adotadas aumentarem os prejuízos dos eventos de inundação, estas são muito mais caras que as medidas alternativas de controle na fonte”, esclareceu o Engenheiro Ambiental, Renato Rabello.