Nilópolis fará parte do Programa RJ Digital

O programa busca desburocratizar e digitalizar a prestação de serviços

Na última sexta-feira (30/6), o prefeito Abraãozinho esteve em Miguel Pereira, na região Centro-Sul Fluminense, para trazer a Nilópolis o RJ Digital, programa do governo do estado e do governo federal em parceria entre as prefeituras fluminenses, que tem como objetivo aumentar a eficiência dos serviços públicos, gerar economicidade, transparência e proporcionar mais qualidade no atendimento ao cidadão. O evento contou com a presença do governador do estado Cláudio Castro.

O programa RJ Digital, lançado em maio de 2022, tem como objetivo desburocratizar e digitalizar a prestação de serviços de todo o executivo estadual. O Rio de Janeiro, a partir da integração de ferramentas e recursos do governo federal, atuará dentro da lógica da integração dos três níveis da federação para a promoção de políticas públicas direcionadas para a transformação digital.

A nova etapa do programa será desenvolvida em duas fases. A primeira será voltada para a compreensão da maturidade digital dos municípios, capacitações e apoio para a elaboração das respectivas estratégias de governo digital. Já a segunda etapa será voltada para o apoio à implementação de soluções que visem à aceleração da transformação digital nos municípios, como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramentas da Rede GOV.BR, integração e utilização das ferramentas de digitalização do Portal Integrado de Serviços Digitais do Estado (www.rj.gov.br).

“Tenho certeza que esse programa vai facilitar muito a vida da nossa população, desburocratizando os serviços que oferecemos lá na prefeitura e atendendo os nilopolitanos com mais eficiência”, salientou Abraãozinho.

O ‘RJ Digital’ ampliará e agilizará os serviços públicos oferecidos aos cidadãos fluminenses por todas as secretarias e órgãos do estado. Os pilares do programa são a consolidação do portal integrado de serviços digitais, a regulamentação e publicação de normas e diretrizes e a desburocratização e digitalização dos serviços. Atualmente, o portal integrado de serviços digitais reúne mais de 2.300 serviços digitais.

O projeto começou a tomar forma há seis meses, com a criação da Secretaria de Transformação Digital, para garantir mais eficiência dos serviços públicos e transparência à sociedade, num modelo baseado na Estônia, um dos países mais digitais do mundo. Os serviços disponibilizados pelas secretarias já somam mais de 2,6 milhões de acessos.

O governador do estado Cláudio Castro discursou sobre a importância da implementação do programa. “O acesso de cada cidadão a qualquer serviço é o que a gente busca hoje. É fundamental que não seja um projeto do Governo Federal, mas que seja um projeto de cada gestor. Que ele entenda o bem que estará fazendo a sociedade ao ingressar no projeto. Nós não temos dúvidas de que esse é o caminho para um Rio de Janeiro que se desenvolve e que cresce. Eu quero ser o estado mais digital do Brasil.”