Nilópolis comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

Todos os anos, desde 1972, 5 de junho é celebrado como o Dia Mundial do Meio Ambiente. A Organização das Nações Unidas (ONU) anualmente escolhe um tema relacionado às questões mais importantes da atualidade e este ano o mote é Beat Plastic Pollution (Combater a Poluição Plástica, em tradução livre).

Dentro deste espírito, a Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o apoio das secretarias de Educação, Turismo e Esporte e Lazer, promoveu uma programação voltada para a conscientização.

Durante todo o dia várias ações foram realizadas, dentre elas uma exposição de fotografias de espécies de aves nativas da Mata Atlântica e outras presentes no Parque Municipal Natural do Gericinó, participação de personagens e atividades com o professor Mundinho e sua turma de Planeta Harmonia, oficina de artesanato de reciclagem (biboque) e exposição de materiais recicláveis. Houve ainda trilha ecológica em que participaram estudantes das escolas das redes pública e privada de Nilópolis e plantio de mudas.

Além do Parque do Gericinó, o Shopping Nilópolis Square também apoiou a programação. Quem compareceu ao centro comercial teve a oportunidade de levar uma muda para sua casa e contribuir para o reflorestamento do município.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Flávio Vergueiro, os eventos conclamam a população a se conscientizar acerca da preservação do meio ambiente. “Os jovens são muito importantes para o futuro do nosso País. Eles precisam entender que são responsáveis por isso tudo. Reunimos os jovens e levamos ao Parque Natural do Gericinó para que eles vissem como o Parque é bonito e entendessem a importância de preservar o meio ambiente. A participação deles é fundamental para que as próximas gerações também desfrutem do nosso Meio Ambiente”, disse o secretário.