Muita brincadeira e alegria no ‘Dia de Brincar e Incluir’

O evento no Parque do Gericinó contou com a participação de várias secretarias municipais

Escorrega gigante que é molhado para facilitar a descida dos participantes, um touro mecânico, carrinho de rolimã, banho de mangueira, balanços, pula-pula e outros. Havia brinquedos de todos os gostos no evento ‘Dia de Brincar e Incluir’, realizado pela prefeitura de Prefeitura de Nilópolis com participação das secretarias de Educação, Cidadania, Desenvolvimento Social e Segurança Pública no domingo (10/4), ainda em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

Crianças e jovens, com e sem deficiência, se divertiram a valer. O prefeito Abraãozinho, a vice-prefeita Flávia Duarte e o presidente da Câmara, Rafael Nobre entraram no clima de festa e desceram o escorrega gigante. Depois foram para a fila e tomaram banho de mangueira. Abraãozinho então chamou Narbal Fernandes, pai de Alícia, de 8 anos, uma criança autista.

Narbal é o organizador do evento Correndo pelo Autismo e participou da festa promovendo atividades visando a informação do público. “Foi um dia maravilhoso aqui no Parque do Gericinó. A gente volta a ser criança, já brinquei e já me molhei. O carinho que a gente recebe das crianças e dos pais é muito gratificante. Queria agradecer a todos os que estão trabalhando e a você, por atuar nessa causa, de conscientização sobre o autismo. Acho que cumprimos nossa missão no dia de hoje e daqui para a frente, precisamos fazer com que esse dia se repita várias e várias vezes em nossa cidade”, afirmou Abraãozinho.

Narbal Fernandes, pai de Alícia, 8 anos, uma criança autista, criou o encontro de conscientização sobre o autismo e propôs à Prefeitura de Nilópolis organizá-lo no Parque Natural do Gericinó. A vice-prefeita Flávia Duarte, em nome da Prefeitura, concordou com o evento e decidiu levar vários serviços do governo para oferecer à população, como: orientações sobre os serviços de emissão do Cartão BPC e o cadastro no Benefício de Prestação Continuada (também conhecido como LOAS), informações sobre o Bolsa Família e muita brincadeira.

Pais de autistas

A dona de casa Eurídice Rosa, 52 anos, levou o irmão Décio Faustino Rosa, 33 anos, para cumprimentar o prefeito Abraãozinho. “Minha mãe tinha pressão alta e diabetes e eu sempre ajudei a cuidar do meu irmão. Em 2006, meu pai faleceu e não demorou muito, meu pai também. Então, eu cuido dele até hoje. Ele tem retardo mental leve e faz uso de medicamento anticonvulsivante. Ele tem acompanhamento do doutor Anderson, médico do Posto Central, que é um médico maravilhoso”, garantiu ela, que mora no bairro Nossa Senhora de Fátima.

O músico Robson Passos, é pai Pedro Lucas, 14 anos, um adolescente com esse transtorno. “Ele foi diagnosticado com autismo aos 2, 3 anos e, por conta de nossas inquietações, eu fui fazer graduação em musicoterapia e hoje tenho o projeto social ‘ A Turminha do Som”, relatou Robson, que atende pessoas de todas as idades. Ele animou pessoas de todas as idades com canções emocionantes e teve o auxílio da atriz Gisa Chris.

A dona de casa Joice Basílio e o marido Marcos Basílio estavam com a filha Beatriz Basílio, 16 anos, que tem espectro de autismo. “Descobrimos aos 3 anos e fechamos o laudo com 5 anos. Fazemos o acompanhamento no projeto Anjos de Asas, a levamos para um psicólogo no Posto Frigorífico, e ela tem acompanhamento na sala de recursos do CIEP 136, onde estuda, com a professora Mirna. Ela está no 6º ano. Hoje ela está no período de adaptação para ver se consegue ficar lá no horário integral, das 8h às 17h”, afirmou ela, que aproveitou para fazer o encaminhamento da identidade da filha.

Serviços oferecidos

Os servidores da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos atenderam 50 pessoas, que solicitaram agendamento para emissão de carteira de identidade diferenciada. Normalmente, eles emitem até 30 documentos desse tipo no decorrer do ano, segundo informou o diretor administrativo da Secretaria de Cidadania, Luciano Sett, que acompanhava o atendimento ao lado do secretário de Cidadania, Renato da Van.

A secretária de Desenvolvimento Social, Everline Lima, explicou que quem tem um certo grau de autismo tem direito ao cadastro no BPC-LOAS. “É um salário mínimo, mas para receber depende da renda per capita da família. Recebemos duas pessoas no perfil, que foram atendidas e orientadas. Trouxemos também a Isabela, que trabalha no CRAS com a gente, para fazer pintura artística nas crianças”, disse Everline Lima.

A empresa Águas do Rio esteve presente na atividade com um bebedouro oferecendo água e distribuindo informativos sobre os serviços da empresa. Abraãozinho foi até o local e cumprimentou o coordenador operacional de Nilópolis e Mesquita, Aislan Miossi, e sua equipe.