Medida Protetiva é tema de palestras em Nilópolis

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, recebeu na tarde desta segunda-feira (17), a Titular da Promotoria de Justiça junto ao Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Especial Criminal de Nilópolis, Drª. Márcia Araújo Pinto Lessa.

Com o tema “Medida Protetiva e sua importância na proteção à mulher”, Dra. Márcia Araújo deu início ao ciclo de palestras sobre a rede de combate à violência contra a mulher.

A subsecretária de Cidadania e Direitos Humanos, Profª Nilcéa Clara Cardoso, destacou a importância das palestras. “Buscamos cada vez mais a integração com a comunidade nilopolitana por meio de atividades como essa. Então é uma honra estabelecer parcerias e vínculos tão importantes buscando principalmente lutar por causas que acreditamos e que representam a emancipação de grupos socialmente vulneráveis”, disse.

Para a vice-prefeita de Nilópolis, Dona Jane David, a iniciativa da Casa da Mulher é fundamental para elucidar questões delicadas, mas que necessitam ser abordadas para que se combata a cultura de violência contra a mulher. “Temos conhecimento de muitos casos de mulheres que já sofreram algum tipo de agressão dentro de casa e que não tinham conhecimento de seus direitos. Esta conscientização é importantíssima, pois quanto mais esclarecimentos a mulher tem, mais voz e vez ela tem dentro da sociedade. A mulher precisa conhecer seus direitos enquanto cidadã”, afirmou Dona Jane.

O evento contou ainda com a presença da secretária de Cidadania e Direitos Humanos, Martha Chambarelli, além do superintendente de Assuntos Religiosos, Nemésio Grijó e da superintendente dos Direitos da Mulher, Elcinea Karraz.

Na próxima segunda-feira (24), às 14h, será a vez da delegada Sandra Ornellas, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Nova Iguaçu, palestrar sobre “O papel da DEAM como um importante canal para a Rede de Atendimento à Mulher”.

Para participar da palestra, basta comparecer à Casa da Mulher Nilopolitana, que fica na Rua Antônio João de Mendonça, 65, Centro. A entrada é gratuita.