Jornada pedagógica continua um sucesso

Educação infantil e alfabetização são temas do segundo dia de jornada pedagógica

III Jornada Pedagógica

Segundo dia da III Jornada Pedagógica. Foto: Roberta Nobre/Coordenadoria de Comunicação

Nesta quarta-feira (28) foi o segundo dia da III Jornada Pedagógica – A BONITEZA DE UM SONHO: A EDUCAÇÃO PÚBLICA TRANSFORMANDO VIDAS, realizada no auditório da Uniabeu. A jornada pedagógica tem como objetivo levar aos educadores uma reflexão sobre as práticas pedagógicas.

Pela manhã, o professor e doutor Aristeo Filho discursou sobre o tema “Infância e desafios atuais da Educação Infantil”. Durante a palestra, Aristeo destacou as estratégias adequadas ao trabalho pedagógico com as crianças pequenas, as crianças no mundo adultocêntrico, as funções específicas de uma escola que atende bebês e crianças pequenas, dentre outras questões sobre o tema.

A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria de Educação, vem se empenhando em busca de melhorias para a educação das escolas municipais de Nilópolis, segundo a secretária Flávia Duarte.

“Muito se tem feito na Educação do Município para dar qualidade ao trabalho, garantindo democracia, espaço de diálogos nas unidades, e nessa escuta sensível, replanejando nossas ações. Estamos reconstruindo todas as escolas e restabelecendo todos os direitos. O impossível não existe, todo o possível está em nossas mãos, a tarefa não é fácil, principalmente em meio a crise que se vive, mas podem ter certeza que o que não veio até agora ainda virá. Nós somos educadores e acreditamos que daqui a 20 anos, esse discurso tão redundante do mundo que nós queremos já comece a existir, porque estamos fazendo isso hoje”, disse Flávia Duarte.

Durante a tarde o tema “Leitura e escrita: Como eu ensino?”, ministrado pela professora Débora Beloni da Cruz, esclareceu questões como orientações para o sucesso do docente no processo de aprendizagem, o papel do educador, equipe docente e equipe gestora, além das dúvidas tiradas pela professora.

A Jornada Pedagógica continua nesta quinta-feira (29). Durante a manhã terá palestra sobre Educação Especial, Inclusiva e ensino para todos. Pela tarde, desafios e possibilidades de educação de alunos com TEA – Transtorno do Espectro Autista.