Humanização no acolhimento à mulher vítima de violência é tema de palestra em Nilópolis

Com o objetivo de fortalecer e capacitar os profissionais da saúde para o devido atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, a Prefeitura de Nilópolis, por meio da parceria entre as secretarias de Cidadania e Direitos Humanos e de Saúde, promoveu na tarde desta quarta-feira (26), um grande encontro relacionado ao fortalecimento da Rede Mulher.

Batizado de “Rede Mulher: Junto Já!”, o evento foi realizado na Casa da Mulher Nilopolitana e contou com uma palestra sobre “Humanização” com a coordenadora estadual dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Cristina Pinheiro, direcionada aos profissionais que integram a rede de acolhimento as mulheres vítimas de violência no município.

Segundo a subsecretária de Cidadania e Direitos Humanos, Profª Nilcéa Clara Cardoso, acolher a mulher em situação de violência, independente do órgão que ela procure, é de suma importância que exista uma integração da rede de atendimento:

“Estando os órgãos envolvidos neste atendimento devidamente integrados e com profissionais capacitados em proporcionar um acolhimento humanizado, conseguimos reduzir os índices de violência, uma vez que damos uma direção a esta mulher, a qual está abalada e precisando de suporte. O acolhimento é um direito da mulher e um dever dos órgãos competentes”, explicou.

O secretário de Saúde, Dr. Cláudio Borges, concorda:

“Quantos são os municípios que se agrupam em prol desse assunto tão importante? Nilópolis é um dos pioneiros em poder contar com uma integração tão forte entre os órgãos envolvidos na Rede Mulher. De um total de mais de 17 mil atendimentos realizados na UPA 24 JK, 48% foram prestados a pessoas do sexo feminino, por isso a importância desta rede. Claro, nem todas foram vítimas de violência, por isso nossa equipe de profissionais é capacitada para ao identificar algo relacionado a isso, acionar as demais entidades envolvidas. Parabéns à profª Nilcéa pelo magnífico trabalho realizado na Casa da Mulher Nilopolitana e já adianto que no projeto do novo Hospital Municipal já está incluído um fluxo diferenciado no acolhimento das mulheres e crianças vitimas, inclusive com salas exclusivas”, disse.

Rede que funciona

“Há 35 anos estou na Polícia Militar e nesse período já atuei em diversas ocorrências de violência contra mulheres. Com essa experiência, aliada à competência da nossa superintendente Amanda Porto, conseguimos dotar a Guarda Civil Municipal de agentes capacitados em lidar com esse tipo de ocorrência, que diga-se de passagem, é bastante complicada pois envolve não só a mulher mas em geral envolve todos os familiares. Para nós da Secretaria de Segurança Pública é um motivo de orgulho em participar desta rede, pois, hoje, nossos agentes têm a certeza que, quando são acionados para uma ocorrência há um suporte rápido para atender e concluir de um modo bem mais rápido o fato. Parabenizo o prefeito Farid Abrão por estar dando condições de hoje podermos dizer que Nilópolis é uma referência facilitando a atuação da Guarda Civil Municipal e das Polícias Civil e Militar”, agradeceu o subsecretário de Segurança Pública, Major PM Geraldo Fontes.O vereador Abraão David Neto, representando o Poder Legislativo, fez questão de congratular a todos os envolvidos, assim como o chefe de Gabinete, Rodrigo Duarte, que, este representando o prefeito Farid Abrão, aproveitou a oportunidade de ser o portador do chefe do Executivo dos cumprimentos:

“Trago aqui os cumprimentos do nosso prefeito Farid Abrão a todos que fazem parte desta rede e que podem contar com ele no que precisar. Todos sabem das dificuldades que nossa prefeitura está passando, devido a problemas herdados de gestões passadas e mesmo com esses problemas, o prefeito não tem medido esforços para atender, na medida do possível, as demandas”, disse Rodrigo.

Participaram ainda do evento o subsecretário de Saúde, Uilen Barbosa, a superintendente dos Direitos da Mulher, Elcinea da Rocha Karraz e a superintendente da Guarda Municipal, Amanda Porto.

Atendimento

Em Nilópolis, a Casa da Mulher Nilopolitana realiza um trabalho extraordinário no que tange ao acolhimento de mulheres vítimas de violência. Ligada à Superintendência dos Direitos da Mulher, a casa encabeça os órgãos envolvidos na Rede Mulher, através do acolhimento jurídico, psicológico e da reinserção da vítima na sociedade através de cursos e da elevação da auto-estima:

“A parceria com as demais entidades envolvidas é muito importante. Assim que uma mulher chega a qualquer uma das unidades de Saúde do Município, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde fazem o primeiro acolhimento e nos avisam sobre o caso. O mesmo é feito pela Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, órgãos da Secretaria de Desenvolvimento Social, dentre outros. Conforme o caso, temos profissionais especializados que dão prosseguimento no atendimento e durante todas as etapas estamos sempre preocupados na proteção dessa mulher. Mas isso só é possível quando há vontade dessa vítima em ser acolhida”, detalhou a subsecretária, Profª Nilcéa, que também é a diretora da Casa da Mulher Nilopolitana.

Ao todo, desde o início do ano, a Casa da Mulher Nilopolitana realizou até este mês de junho, 68 atendimentos de mulheres vítimas de casos de violência doméstica. Vale ressaltar que a Casa da Mulher Nilopolitana foi fundada em Nilópolis em 2006, no segundo mandato de Farid Abrão como prefeito.

O endereço é Rua Antônio João Mendonça, 65, Centro (ao lado do viaduto). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2691-6887.