Escolta de caminhões pela Guarda Municipal e PM garante o recolhimento de lixo em Nilópolis

Uma verdadeira força-tarefa foi montada pela Prefeitura de Nilópolis para garantir a continuidade dos serviços de coleta de lixo e remoção de entulhos em todo o município.

No último dia 22 de maio, diante da paralisação dos caminhoneiros iniciada no dia anterior, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos iniciou um plano emergencial para garantir a manutenção dos serviços de coleta de resíduos domiciliares em todo o município.

Desde então, além do desabastecimento de óleo diesel, os motoristas dos caminhões que atuam tanto na coleta de lixo quanto na remoção de entulhos, foram impedidos de levar os resíduos para o descarte ambientalmente correto, na cidade de Seropédica. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Dean Carlo Senra, a solução no primeiro momento foi utilizar uma área dentro do município para armazenar os detritos.

– “Não havendo outra alternativa, de forma a manter a coleta do lixo domiciliar em todo o município, evitando o acúmulo de detritos nas ruas, o que ocasionaria muito mais do que uma estética ruim, mas sim possíveis problemas de ordem sanitária, utilizamos o pátio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos para armazenar o lixo coletado na cidade e restringimos a remoção de entulhos. Em nenhum momento cruzamos os braços em busca de uma solução para este grave problema”, disse o secretário.

Como a greve ainda continuava e a quantidade de detritos armazenados no pátio já chegava a 540 toneladas, no último sábado, 26, a Prefeitura de Nilópolis solicitou o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal para conseguir furar os bloqueios montados pelos grevistas nas estradas que levam até o aterro sanitário. “Não tínhamos mais como armazenar o material, mais dois ou três dias ia ser o caos. Entrei em contato com a PM e com a nossa Guarda Municipal, que prontamente montaram uma operação, para que conseguíssemos remover os detritos acumulados no pátio. Graças a escolta realizada pelas duas forças de segurança, nossos caminhões conseguiram chegar ao aterro sanitário”, explicou o secretário Dean Senra.

Cabe destacar que os comboios com a escolta ainda continuam sendo feitos até que os bloqueios sejam totalmente desfeitos para normalizar o serviço. A administração municipal pede a compreensão e colaboração de toda a população para que apenas coloque na calçada o lixo que não possa ser armazenado em suas residências até que o problema seja solucionado.