CRAS de Nova Cidade leva mulheres ao Cristo Redentor

Projeto possibilita acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social a pontos turísticos

Mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Nova Cidade celebraram o Dia das Mães no Cristo Redentor, considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo. A parceria entre a Prefeitura de Nilópolis, o Nilópolis Presente e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor reuniu, nesta terça-feira (9/5), 45 pessoas com o projeto Visita Solidária.

As mães puderam conhecer a história do Cristo, da capela e apreciar a vista do Maracanã e de outros locais a partir desse cartão postal do Rio de Janeiro. O objetivo do passeio foi levar pessoas em situação de vulnerabilidade social para visitar os pontos turísticos da cidade.

A celebração antecipada do Dia das Mães trouxe emoções, alegrias e boas recordações. Foi a primeira vez de Diana Cristina de Oliveira Pacheco, de 36 anos, no Cristo Redentor. Ela comemorou em dose dupla. “Estou muito encantada. Ganhei um presente de aniversário e Dia das Mães. Sou mãe solo de três crianças. Estou passando um belo dia. Eu achei maravilhoso. Se não fosse o pessoal do CRAS, realmente não teria condições de vir.”

Ao passar pelo trajeto rumo ao Cristo, Dulce Pereira de Carvalho, de 63 anos, recordou, emocionada, do passeio que fez com as duas amigas em uma Fiat 147 amarela. Ela retornou após 45 anos. “Nós tínhamos uma Fiat 147 amarela compartilhada. Subimos aqui e eu vivi cada pedacinho que subi. Hoje, parecia que eu estava revivendo aqueles momentos”.

Dulce Carvalho elogiou a iniciativa. “Esse projeto é a coisa mais incrível. Não só de conhecer o Cristo Redentor, mas também outras coisas que o CRAS faz, de acolher a gente. E isso é o mais necessário, porque a gente chega na terceira idade fica sozinha. Os amigos se vão e cada um vai para um lado. No CRAS fui acolhida. Nesse acolhimento, eu pude reviver esse momento de 45 anos atrás”, contou a professora.

Valdete Machado Santos, de 80 anos, não conhecia o Cristo. Viúva recentemente, o passeio trouxe bons momentos. “Vim acompanhada das minhas duas filhas. É a minha primeira vez no Cristo. Era o meu sonho e, para mim, está fazendo um bem enorme’‘, comemorou.