Controle total

Ouça essa matéria:

Agentes de Saúde. Foto:Roberta Nobre/Coordenadoria de Nilópolis

A Secretaria Municipal de Saúde trabalha através da Coordenadoria de Controle de Vetores no combate e prevenção de doenças transmitidas por mosquitos e outras pragas.

O trabalho principal da coordenadoria é o combate domiciliar a dengue, zika e chikungunya, com equipes compostas por mais de 100 profissionais treinadas que visitam as casas da população, orientando e eliminando os focos do mosquito. Como resultado dessas ações Nilópolis já foram visitados 82% dos domicílios. Outro importante trabalho é o monitoramento de locais estratégicos de desova do Aedes aegypti.

Uma outra vertente, menos conhecida, mas muito importante, é o Programa de Controle de Roedores, que combate a infestação de ratos. O trabalho consiste em apurar denúncias e ir até possíveis locais de procriação dos roedores e se utilizando de veneno para o combate. 98,73% das solicitações atendidas por esse serviço são completamente solucionadas.

Na prevenção do Zika vírus em gestantes são orientadas, em média, 1.400 mulheres. No dia “D”, contra os mosquitos nas escolas, foram mobilizadas 70 escolas no município, entre particulares, estaduais e municipais. No projeto “Atitude contra o mosquito”, que aconteceu em março, foram feitas 4.542 orientações.

A Coordenadoria de Controle de Vetores está localizado na Rua: Alberto Teixeira da Cunha, 169, Centro. Para atendimentos e denúncias, de segunda-feira à sexta-feira, de 9h às 17h, ou através do telefone 3039-5063.

Você pode gostar...