Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação do Adolescente (HPV), começa nesta segunda-feira (19), em Nilópolis
Em conformidade com as recomendações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do RJ, a Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde e por intermédio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, estará realizando a Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação do Adolescente, no período de 19 de junho à 21 de julho, tendo o dia 1° de julho (sábado), como o Dia D de Mobilização Estadual.
Vale ressaltar que a vacina HPV Quadrivalente, que já era oferecida desde 2014 para a população feminina, na faixa etária entre 11 e 13 anos de idade. No ano de 2015 foi ampliada para a faixa etária entre 9 e 14 anos de idade, além das mulheres entre 14 e 26 anos de idade convivendo com HIV / AIDS. Além disso, a vacina HPV Quadrivalente é ofertada para os meninos na faixa etária entre 11 e 14 anos, no Calendário Nacional de Vacinação. Continuam contemplados com a vacina, os homens convivendo com HIV / AIDS na faixa etária entre 9 e 26 anos de idade.
Benefícios da vacina
A oferta da vacina HPV para esses grupos contribuirá com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres; e a inclusão dos meninos poderá contribuir para o aumento da proteção em meninas. Além de prevenir os cânceres de pênis, ânus e os casos de cânceres de boca, orofaringe e verrugas genitais, em ambos os sexos.
O Ministério da Saúde passou a oferecer, também, a vacina Meningocócica C Conjugada para os adolescentes (meninos e meninas), na faixa etária entre 12 e 13 anos de idade, proporcionando proteção direta desses grupos etários, estendendo-a a indivíduos não vacinados, uma vez que a longo prazo, as vacinas conjugadas revelaram diminuição da proteção, após a vacinação no período da infância.
A oferta de vacinas para adolescentes num mesmo período, torna-se uma ótima oportunidade para otimização do uso das vacinas HPV Quadrivalente e Meningocócica C Conjugada, além da atualização de outros esquemas vacinais em atraso, deste público alvo, melhorando assim as coberturas vacinais e colaborando para a diminuição de agravos à saúde.
Como acontecerá a Campanha
Segundo o secretário de Saúde, Dr. Kiraz Karraz, será adotada a mesma estratégia usada na recente campanha da gripe, onde todos os Postos de Saúde do município estiveram à disposição da população. Além disso, em uma parceria com a Secretaria de Educação, equipes da Saúde estarão levando a vacinação às escolas da rede municipal. Cabe ressaltar que esta parceria também aconteceu na referida campanha contra a gripe, quando a vacinação foi levada às escolas, sendo um dos fatores que contribuiu para que Nilópolis batesse a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, além de ter sido um facilitador para pais e responsáveis
Confira os endereços dos Postos de Saúde:
Posto de Saúde Dr. Jorge David – Complexo de Saúde
Rua Senador Fernando Mendes, s/nº, Centro (Ao lado do Viaduto)
Posto de Atendimento Médico e Sanitário Doutor Jacob Sessim
Rua Rondon Gonçalves, s/nº, Cabral.
Posto De Saúde Dr. Armando Augusto Almeida
Rua Marques Canário, 940, Nossa Senhora de Fátima
Posto Médico Sanitário Nova Olinda
Rua Amadeu Lara, s/nº, Olinda
Posto de Saúde Antônio Albuquerque Machado
Rua Dr. Mário Valadares, s/nº, Novo Horizonte
Posto de Saúde Dorvil Almeida Lacerda
Rua José Couto Guimarães, 1299, Paiol
Unidade Básica de Saúde da Família – Manoel Reis
Rua Antônio João Mendonça, s/nº, Manoel Reis
Posto Central do SUS (Secretaria de Saúde)
Rua Alberto Teixeira da Cunha, 154, Centro
Posto de Saúde Frigorifico
Rua José Martins, s/nº, Frigorifico
Unidade Básica de Saúde da Família – Olinda
Rua Pedro Roque, 13, Olinda
Unidade Básica de Saúde da Família – Cabuís
Rua General Mena Barreto, s/nº, Cabuís
Posto de Saúde Rosa Maria Pereza
Rua Marechal Deodoro, 555, Nova Cidade