Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação do Adolescente (HPV), começa nesta segunda-feira (19), em Nilópolis

Em conformidade com as recomendações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do RJ, a Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde e por intermédio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, estará realizando a Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação do Adolescente, no período de 19 de junho à  21 de julho, tendo o dia 1° de julho (sábado), como o Dia D de Mobilização Estadual.

Vale ressaltar que a vacina HPV Quadrivalente, que já era oferecida desde 2014 para a população feminina, na faixa etária entre 11 e 13 anos de idade. No ano de 2015 foi ampliada para a faixa etária entre 9 e 14 anos de idade, além das mulheres entre 14 e 26 anos de idade convivendo com HIV / AIDS. Além disso, a vacina HPV Quadrivalente é ofertada para os meninos na faixa etária entre 11 e 14 anos, no Calendário Nacional de Vacinação. Continuam contemplados com a vacina, os homens convivendo com HIV / AIDS na faixa etária entre 9 e 26 anos de idade.

Benefícios da vacina

A oferta da vacina HPV para esses grupos contribuirá com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres; e a inclusão dos meninos poderá contribuir para o aumento da proteção em meninas. Além de prevenir os cânceres de pênis, ânus e os casos de cânceres de boca, orofaringe e verrugas genitais, em ambos os sexos.

O Ministério da Saúde passou a oferecer, também, a vacina Meningocócica C Conjugada para os adolescentes (meninos e meninas), na faixa etária entre 12 e 13 anos de idade, proporcionando proteção direta desses grupos etários, estendendo-a a indivíduos não vacinados, uma vez que a longo prazo, as vacinas conjugadas revelaram diminuição da proteção, após a vacinação no período da infância.

A oferta de vacinas para adolescentes num mesmo período, torna-se uma ótima oportunidade para otimização do uso das vacinas HPV Quadrivalente e Meningocócica C Conjugada, além da atualização de outros esquemas vacinais em atraso, deste público alvo, melhorando assim as coberturas vacinais e colaborando para a diminuição de agravos à saúde.

Como acontecerá a Campanha

Segundo o secretário de Saúde, Dr. Kiraz Karraz, será adotada a mesma estratégia usada na  recente campanha da gripe, onde todos os Postos de Saúde do município  estiveram à disposição da população. Além disso, em uma parceria com a Secretaria de Educação, equipes da Saúde estarão levando a vacinação  às escolas da rede municipal. Cabe ressaltar que esta parceria também aconteceu na referida campanha contra a gripe, quando a vacinação foi levada às escolas, sendo um dos fatores que contribuiu para que Nilópolis batesse a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, além de ter sido um facilitador para pais e responsáveis

Confira os endereços dos Postos de Saúde:

Posto de Saúde Dr. Jorge David – Complexo de Saúde

Rua Senador Fernando Mendes, s/nº, Centro (Ao lado do Viaduto)

Posto de Atendimento Médico e Sanitário Doutor Jacob Sessim

Rua Rondon Gonçalves, s/nº, Cabral.

Posto De Saúde Dr. Armando Augusto Almeida

Rua Marques Canário, 940, Nossa Senhora de Fátima

Posto Médico Sanitário Nova Olinda

Rua Amadeu Lara, s/nº, Olinda