Apresentações culturais encerram a programação do Outubro Rosa em Nilópolis

A campanha Outubro Rosa chegou ao fim nesta quarta-feira (31) e surtiu efeito positivo em Nilópolis, tanto pelas divulgações na mídia como nas ações desenvolvidas pela Prefeitura de Nilópolis, através das secretarias municipais, assim como por voluntários.

O encerramento da campanha se deu no Posto Central, localizado no Centro, onde foram feitas apresentações culturais alusivas ao Outubro Rosa e a valorização da mulher, além do Dia da Beleza para melhorar a autoestima.

A subsecretária de Cidadania e Direitos Humanos, Profª Nilcéa Clara Cardoso, se disse satisfeita com a campanha em Nilópolis:

– “As várias iniciativas contribuíram para o fortalecimento da consciência feminina sobre a importância da prevenção e o resultado foi o aumento do número de mulheres em busca de informações e exames” – disse.

Cardoso adverte as mulheres que a preocupação com o câncer de mama não deve acontecer só em outubro, já que a campanha funciona apenas como uma chamada de atenção para o tema.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é causada pela multiplicação de células anormais da mama, formando um tumor. Para o Brasil foram estimados mais de 59 mil novos casos novos no biênio 2018-2019, uma média de 56 casos para cada 100 mil mulheres.

O superintendente dos Programas de Saúde, Uilen Barbosa, destaca que a campanha é feita em outubro, mas os atendimentos são oferecidos durante o ano todo porque prevenir é sempre o melhor remédio. “Com um risco tão alto, fica ainda mais evidente a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce, que aumentam as chances de cura. Aquela mulher que não teve a oportunidade de procurar o serviço nesses dias, precisa ir à uma das nossas unidades de saúde, agendar prevenção e fazer sua consulta. Prevenir é a melhor forma de lutar”, disse.

Para o prefeito Farid Abrão, a iniciativa do movimento traz luz à importância da prevenção do câncer tanto para as mulheres quanto para os homens. “Quero parabenizar a todos que contribuíram para a realização do Outubro Rosa Nilópolis e seu excelente trabalho junto a população feminina. Sabemos do sofrimento causado pelo câncer de mama e da importância do diagnóstico precoce para o tratamento. E todos podem contar com a Prefeitura que não tem omitido de sua responsabilidade”, disse o prefeito.

O evento contou ainda com a participação do superintendente dos Direitos do Idoso, Elias Alves, da diretora do Programa de Saúde da Mulher, Aida Brito, do vereador Abraão David Neto e do coordenador de Integração Governamental, Pedro Henrique Tavares, que representou o prefeito Farid Abrão.