Apesar da crise, Nilópolis investe para recuperar a rede de saúde pública

Assim que assumiu a administração do município, em 2017, o prefeito Farid Abrão encontrou uma série de problemas, como a obra inacabada do Hospital Municipal Juscelino Kubitscheck. Mesmo tendo sido inaugurado em 2016, do prédio de quatro pavimentos, apenas o térreo foi colocado em uso, através do funcionamento de uma Unidade de Pronto Atendimento 24h, transferida do bairro Cabuis.

Ciente do problema, a Prefeitura não mediu esforços para atender dignamente o povo nilopolitano. “Determinei ao secretário de Saúde, Dr. Kiraz Karraz, que desse uma atenção especial ao tão querido hospital. Uma das primeiras atitudes foi solicitar a ligação de energia elétrica para o prédio. Era inadmissível dependermos de geradores para fazer funcionar a unidade. Qualquer pane nos equipamentos, corria-se o risco de paralisar os atendimentos. Apesar das dificuldades o atendimento NUNCA foi paralisado, pelo contrário, a UPA JK acabou se tornando referência em atendimento de urgência, não só para os moradores de Nilópolis, como também para residentes dos municípios limítrofes. Cabe salientar que cerca de 51,2% dos atendimentos realizados na UPA JK não são de moradores de Nilópolis”, disse o prefeito Farid Abrão.

Em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde se comprometeu em dar ao município recursos na ordem de R$ 15 milhões e 200 mil, conseguidos através de emenda parlamentar de autoria do deputado federal, Simão Sessim, para a obra final do HMJK. Como os recursos terão origem no Governo Federal, a Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, é obrigada a cumprir uma série de requisitos e procedimentos para, efetivamente, iniciar as obras. Vale destacar ainda que o governo municipal não precisará dar contrapartida.

– “É importante frisar que tal valor só será depositado na conta da Prefeitura, após a aceitação do projeto de construção definido pela Caixa Econômica Federal. Portanto, até a presente data não recebemos nenhum centavo desses R$ 15 milhões e 200 mil. Mesmo diante da crise financeira que assola o país, não estamos medindo esforços para que o nilopolitano não precise se deslocar para fora do município para ser atendido com dignidade. O nosso secretário de Saúde, Dr. Kiraz Karraz e sua equipe de profissionais trabalha dia e noite para recuperarmos a estrutura de atendimento, tanto na atenção básica quanto nas urgências”, acrescentou o prefeito.

E as boas notícias já começam a surgir. No último dia 17 de maio foram inauguradas as novas instalações do Posto de Saúde Central, que contempla ainda a Clínica da Família, Centro de Fisioterapia, Central de Marcação de Consulta e Exames, além de consultórios de especialidades e em breve serão iniciadas as obras de reforma total dos postos de saúde do município. “Sabemos que ainda há muito o que fazer e não vamos nos acovardar diante dos problemas. Garanto a todos os nilopolitanos que a Prefeitura vai continuar a fazer a sua parte. Quem tem Deus no coração, não tem medo da escuridão”, finalizou o prefeito Farid Abrão.