Alunos da Maria da Conceição Cardoso recebem visita do jogador de vôlei Alan Souza

O atleta é jogador da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino e participou das Olimpíadas em Tóquio

Nilópolis é celeiro de grandes talentos em diversas áreas e os projetos educacionais são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos. A prova disso é o Alan Ferreira de Souza, que descobriu seu amor pelo vôlei na Escola Municipal Maria da Conceição Cardoso, no bairro Nova Cidade, e hoje é jogador da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino. O atleta visitou a escola na quarta-feira (8/09).

Foi através do projeto MariAção que Alan chamou atenção dos professores. O MariAção era aos sábados de manhã com a equipe de Educação Física, os professores observavam os alunos que se destacavam durante a semana.

“Aqui na escola eu aprendi desde o básico. Com 14 anos eu não sabia nem o que era vôlei, não sabia dar um toque, uma manchete. O professor Alexandre me ensinou, e foi uma experiência muito boa, foi aqui que eu comecei a me apaixonar pelo esporte, foram aqui meus primeiros passos, e eu já queria correr. Aqui foi o início e a melhor parte”, disse o Alan.

O esportista foi recebido pelo prefeito Abraãozinho, pela equipe da Maria Conceição Cardoso e pelos alunos do 9º ano. “Na época, eu era vereador da cidade, a diretora Denise me procurou para montar esse projeto esportivo dentro da escola, e o Alan foi um dos participantes”, lembrou o prefeito Abraãozinho.

O professor Alexandre Clemente está na rede municipal de ensino desde 2002 e se emociona ao contar a história do seu aluno. “O Alan foi um dos que mais se destacaram, montei uma equipe e ele participou dos jogos estudantis. Chegamos ao 3º lugar, disputando inclusive com escolas particulares, e de lá para cá ele veio se interessando muito”, contou o professor.

“Não é fácil essa vida no esporte, assim como em outros também, mas com disciplina e com incentivo das pessoas ao lado, você consegue sim chegar a um patamar grande, e se não for possível, ficam valores muito bons junto com você que com certeza vão te ajudar para o resto da vida”, aconselhou o atleta.

Os alunos ouviram atentamente suas histórias. Dentre eles, estavam os gêmeos Luis Claudio Santiago e Luis Carlos Santiago, de 15 anos, que são estudantes da unidade e também sonham em ser futuro atletas. Eles jogam futebol no sub-15 do Madureira Esporte Clube.

“Desde pequenos gostávamos de brincar de bola. O professor Alexandre motivou a gente. Atualmente jogamos no sub-15 do Madureira. Já joguei bastante campeonato, entre eles, o carioca. Conseguimos ganhar vários. A gente quer ser jogador de futebol e estamos juntos até no clube”, disse o Luis Claudio.

O prefeito Abraãozinho agradeceu a presença de Alan. “A gente sabe da importância da disciplina em tudo que a gente faz na vida. Essa foi a mensagem que o Alan passou para eles e a presença dele aqui pode motivar os alunos a buscar o caminho do esporte”.