Agentes de saúde concluem curso e recebem certificado e tablet em cerimônia

Capacitação traz melhorias e prevenção na saúde nilopolitana

O curso introdutório para agentes comunitários de saúde de Nilópolis chegou ao fim. Os 284 inscritos receberam o certificado de conclusão e um tablet numa cerimônia realizada na Igreja Nazareno, no Centro, na manhã desta segunda-feira, 26 de junho.

Eles foram atualizados sobre indicadores do financiamento de custeio da atenção primária à saúde (Previne Brasil), saúde pública, acompanhamento de crianças, saúde do idoso, entre outros. O trabalho em equipe e questões morais, éticas e a história de programas também entraram em pauta.

O prefeito Abraãozinho esteve presente na entrega dos certificados. “Hoje a gente está dando um pontapé que eu tenho a certeza que vai dar resultado, vocês estão recebendo um tablet, onde poderão colocar ali a produção, mesmo que estejam off-line na rua, e a primeira vez que acessarem a Internet, aquela produção já vai ser ligada no sistema, já vai tá em Brasília, e isso vai aumentar o repasse do nosso programa Saúde da Família”, discursou Abraãozinho, que estava acompanhado da vice-prefeita professora Flávia e do deputado federal Ricardo Abrão.

O secretário de Saúde, André Esteves afirmou que a qualificação visava melhorar e promover a atenção básica do município. “Para que possamos decolar nos índices do Previne Brasil. Além disso, entregamos tablets aos profissionais para que eles possam informatizar e melhorar ainda mais a atenção básica do município”, contou o secretário de saúde, André Esteves.

Servidora lotada no Posto do Nova Olinda há 16 anos, Érica Gomes Martins, de 35 anos, acredita que a capacitação trouxe melhorias para o seu trabalho e aguarda ansiosa pelos próximos cursos.

“O curso agregou para que a gente possa aprimorar nossos cuidados com os pacientes. A aula que eu mais gostei foi sobre o cuidado com o mental do paciente, assim como com a gente também, com a promoção e prevenção da saúde da população. Acho que é de suma importância ter mais cursos de capacitação. A ciência evolui a cada dia e nós precisamos estar mais informados e instruídos para dar um melhor atendimento”, salientou a agente de saúde.

”É sempre bom agregar conhecimento nas áreas que não tínhamos tanto conhecimento. Foi interessante a troca de ideias e informações”, afirmou Monica Soares Mendes, 53 anos, que atua como agente de saúde há 14 anos no posto do Paiol.