Guarda Ambiental debela focos de incêndio no Gericinó

O tempo seco deu um grande susto em quem aproveitava a tarde de lazer nesta terça-feira (11), no Parque Municipal Natural do Gericinó.

Um princípio de incêndio, possivelmente provocado pela vegetação seca, fez com que os agentes da Guarda Ambiental Municipal tivessem bastante trabalho para evitar que uma área fosse tomada pelo fogo. Os agentes agiram com rapidez e conseguiram evitar o pior.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Flávio Vergueiro, a ação rápida e integrada entre a equipe de segurança e os agentes da Guarda Ambiental foi fundamental para que o incêndio não tomasse proporções maiores. “O patrulhamento contribuiu para a detecção do fogo nos momentos iniciais, propiciando um combate mais rápido e com menos dano para flora e fauna”, disse.

Mesmo tendo sido debelado em seus momentos iniciais, uma serpente foi encontrada morta no local, provavelmente asfixiada pela fumaça.

Alerta

A Secretaria de Meio Ambiente faz um alerta para que os frequentadores tomem precauções. Os agentes pedem que não joguem nenhum tipo de lixo na área do parque, pois dependendo do tipo jogado, um incêndio pode ser facilmente iniciado. “Os cuidados são necessários para que não se inicie um incêndio florestal, que poderá ser desastroso para o meio ambiente, causando danos ao ecossistema local, além do perigo de ocasionar vítimas fatais, dentre elas, aqueles que forem designados para combater o fogo”, apelou o secretário Vergueiro.

Caso um frequentador observe algum foco de incêndio, a Secretaria de Meio Ambiente pede que se avise de imediato à Guarda Ambiental Municipal, através do telefone 2692-3951, ou ao Corpo de Bombeiros (tel.: 193), nos casos de emergências fora do horário de funcionamento do parque e nunca tente combater um incêndio sozinho.