Profissionais debatem Democracia e Direito à Cultura em Nilópolis

Conferência de Cultura elege delegados para representar município

A 5ª Conferência Municipal de Cultura ocorreu no último sábado, dia 2 de setembro, na Usina Jornalista Tim Lopes. O evento reuniu mais de 150 profissionais da área cultural para debater o tema “Democracia e Direito à Cultura”. Foram eleitos cinco delegados para a Sociedade Civil e dois para o Poder Público, que irão representar Nilópolis na Conferência Estadual.

Durante o evento, a Secretaria de Cultura discutiu temas como a democratização do acesso à cultura e participação social, identidade, patrimônio e memória, diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural, economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade, além do direito às artes e às linguagens digitais. Alunos das escolas municipais de dança, música e teatro realizaram uma apresentação.

O secretário de Cultura, Antonio Carlos, destacou a importância do evento para a cidade. “Foi um dia importantíssimo para Nilópolis, onde elegemos os delegados que irão representar a cidade na Conferência Estadual e depois na nacional. Essa é uma oportunidade única para discutirmos temas importantes relacionados à cultura.”

As palestras foram ministradas pelo representante da coordenação de Políticas Públicas do Ministério da Cultura, Júlio Moraes, e pelo subsecretário de Integração Cultural do Estado do Rio de Janeiro, Augusto Vargas. Eles falaram sobre acessibilidade, fruição cultural e ampliação de direitos.

“A ideia desse encontro é vir aqui fazer algumas provocações, refletir com os trabalhadores da cultura sobre vários desafios que a gente vai enfrentar pela frente em relação à implementação da Paulo Gustavo, sobre políticas regionais que precisam estar melhor planejadas e coordenadas aqui para a Baixada Fluminense”, salientou Vargas.

Delegados eleitos pela Sociedade Civil:

Mariza França de Almeida
Ana Cláudia Esperança de Lira