Prefeitura promove campanha Setembro Amarelo na Praça dos Estudantes

A campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, iniciou nesta segunda-feira (11/9) em Nilópolis. A prefeitura de Nilópolis, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social, promoveu uma ação social na Praça dos Estudantes com orientações e entregas de panfletos para estudantes e outras pessoas que passavam pelo local.

As entregas de panfletos ficaram por conta das equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e do Clube da Terceira Idade. Convidada, a psicóloga Cláudia Bonfim deu orientações sobre os sinais de alerta e a importância da campanha Setembro Amarelo.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Everline Lima, ressaltou a importância de cada um estar atento aos sinais e acionar a rede de apoio quando necessário. “O CRAS é a porta de entrada do cidadão, a política de assistência social. Ele ouve e aciona a rede para cuidar daquele cidadão. Uma vida importa, eu acho que isso é forte demais e se cada um fizer um pouquinho, só ficar atento, já ajuda.”

Se precisar, peça ajuda!

O suicídio é umas das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. No entanto, o conhecimento dos fatores de riscos e sinais de alerta pode auxiliar na sua prevenção.