Projeto Extramuros leva alunos da Rede Municipal ao cinema

Luz, câmera, ação! Os alunos da rede municipal de Nilópolis participaram nesta semana de mais uma edição do projeto “Extramuros”. Desta vez, os alunos das escolas municipais Margarida Fernandes Sabino, Centro de Educação Infantil Regina Sessim, CIEP 028 – Silvestre David da Silva Cabana e Centro de Educação Infantil Isaura da Costa Sá Coelho assistiram a sessões de cinema no Shopping Carioca.

A ação é resultado de uma parceria da Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, com a rede de cinemas Cinemark. Com esta iniciativa, a cada sessão, os alunos puderam sair da rotina escolar indo ao cinema para assistir, gratuitamente, a um filme em cartaz, conforme a classificação etária.

Para a secretária de Educação, Flávia Duarte, ao sair da sala de aula o aluno tem um contato maior com a vivência de mundo. “É gratificante proporcionar o contato com as artes, parte integrante do currículo, que em uma aula de campo, aprendem pela experiência do viver. Todas as ações extramuros fazem parte do cuidado em integrar escola e mundo. Assim tem muito mais sentido. Nesta ação em especial, ir ao cinema cria uma ligação com as artes visuais que para muitos alunos foi o primeiro contato com a arte do cinema”, disse.

Para o prefeito Farid Abrão, este projeto é um estimulo a cultura. Deixo meus parabéns à secretária Flávia e a toda equipe da Secretaria de Educação que estão proporcionando, através de iniciativas como esta, momentos que enriquecem o relacionamento entre aluno e escola, oportunizando experienciais culturais para as crianças” afirma.

O projeto Extramuros desenvolve atividades educativas extraclasse, influenciando diretamente o aprendizado dos alunos, sendo forte aliado dos professores. As ações que exploram ambientes externos despertam a criatividade, além de estimularem a busca pelo conhecimento. Vale destacar que todas essas ações são planejadas no contraturno.

Só neste ano o Projeto Extramuros já levou alunos da Rede Municipal de Ensino ao Parque Municipal do Gericinó, Museu do Amanhã, Jardim Botânico, dentre outros locais de importante interesse cultural-educativo. Em breve outros destinos serão anunciados.