Um dia para não esquecer no Parque Natural do Gericinó

Nem mesmo o tempo nublado e frio foi capaz de tirar o ânimo de centenas de nilopolitanos que estiveram presentes na Domingueira da Família, que aconteceu no último domingo (20), no Parque Natural do Gericinó, como parte das comemorações pelos 70 anos de Nilópolis, e organizada pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Esporte e Lazer, com a presença do prefeito Farid Abrão.

Confira como foi a programação:

Zumba para iniciar o dia

O dia no Parque começou com uma animada aula de Zumba, coordenada pelo professor Marquinhos e, ao longo de toda a manhã, recebeu uma diversificada programação, que contou com a participação de nilopolitanos de todas as idades e muitas famílias, que escolheram o domingo para realizar seu passeio ou piquenique, além de abraçar Nilópolis em mais esta comemoração de seu aniversário.

Ciclistas de várias partes do Rio abraçam Nilópolis

O ponto alto da programação foi o Passeio Ciclístico, que desde cedo reuniu grupos de diversas partes do Rio de Janeiro, que vieram trazer o seu abraço à Nilópolis (Pedaleiros Nilópolis, Pedala Anchieta, Pedal FDS e Feriados, Bike Night Cabo Frio, RGV Bike, Pedala Cachambi, Pedal Feliz e Pedala Mesquita). Após fazerem o percurso de 8Km, dentro do próprio Parque, participaram do sorteio de uma bike, acessórios e outros brindes.

Cãominhada

Sob a coordenação do adestrador de cães Norberto Carvalho, cerca de 70 pessoas participaram com seus cães de uma Cãominhada. Após receberem instruções sobre comportamento animal, criadores e seus pets foram até o final da pista e retornaram, em um percurso de 4km.

Aeromodelismo e Drones colorindo o céu do Gericinó

O tradicional GAG – Grupo de Aeromodelismo do Gericinó, encantou pelas acrobacias de suas “máquinas voadoras”, colorindo o céu do Gericinó. Além disso, um avião em aeromodelismo cortou o céu do Parque com uma faixa parabenizando Nilópolis pelo seu aniversário. Isso sem falar na apresentação de Drones, que atraiam a curiosidade de muitos.

Aulão de Karatê

Dirigida pelo Mestre Gessé Cintra, presidente da Yudansha Karatê-dô International Federation, karatecas de todas as idades participaram de um grande aulão de Karatê, sendo mais uma atração que chamou a atenção do público presente.

Pé de Poesia

Logo na entrada da pista de Caminhada um “Pé de Poesia” chamava a atenção de todos os presentes. Uma pequena árvore, com bancos em sua volta, tinha como “frutos”, poemas pendurados. Uma novidade do Parque que ganhou admiradores de todas as idades.

70 anos e 70 mudas de árvores plantadas

Para reflorestar uma área recentemente devastada por um incêndio, foram plantadas 70 mudas, representando cada ano do aniversário da cidade. Foram convidados para o plantio os próprios frequentadores do Parque, entre crianças, jovens e famílias que faziam sua caminhada.

Exposição Fotográfica mostra registros do Parque
Uma Exposição Fotográfica foi montada com registros feitos por diversos fotógrafos, tendo como tema as belas paisagens do Parque Natural do Gericinó.

Expo Car e Feira Gastronômica

O evento contou, ainda, com a apresentação da Expo Car e com uma Feira Gastronômica, organizada pela Secretaria de Turismo, oferecendo variadas opções para quem resolveu almoçar no Parque.

Além de toda esta intensa programação, a Domingueira da Família contou com a participação das secretarias de Serviços Públicos, Transporte, Defesa Civil, Segurança Pública, Turismo e Saúde. Aproveitando o dia, a Secretaria de Saúde colocou dois stands, um sobre o Controle de Endemias, com amostras sobre a evolução e procriação do mosquito Aedes aegypti, modos de prevenção e distribuição de material educativo. Em outro stand, uma equipe de Enfermagem e Técnicos faziam testes de glicemia e aferição de pressão arterial, além de aplicação de vacinas contra a Febre Amarela, Meningocócica, HPV e Gripe.

Além do prefeito Farid Abrão, estiveram presentes diversos secretários municipais, o chefe de Gabinete, o deputado federal Simão Sessim e o vereador Abraãozinho David.