Semana da amamentação debate aleitamento na volta ao trabalho

Gestantes e mães receberam bolsas e kits para os bebês

Discutir a importância da amamentação e focar no fazer a diferença para mães e pais que trabalham fora estão em destaque na Campanha Mundial de Aleitamento Materno neste ano. Em Nilópolis, a semana iniciou com palestras ministradas por especialistas em amamentação. A Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), distribuiu 200 bolsas e 100 kits para gestantes e mães que amamentam.

Foram abordados temas sobre como manter a amamentação ao retornar para o trabalho, o funcionamento de um banco de leite e a importância de entender que a responsabilidade da amamentação não é somente da mulher. As palestras foram realizadas pela Dra. Patrícia Lima, a neonatologista Adriana Lacerda, e a especialista em enfermagem obstétrica, Flávia Muniz.

Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na faculdade de enfermagem e membro do grupo técnico de aleitamento materno do Estado do Rio de Janeiro há 20 anos, Dra. Patrícia Lima palestrou sobre a amamentação, sua prática social e seus contextos.

“O tema deste ano é justamente a questão do trabalho. O mundo inteiro falando sobre a questão que afeta as mulheres que é o trabalho. Como amamentar se você não tem apoio, licença e espaço no trabalho. Muitas mulheres têm medo de voltar ao trabalho ou retardam a gravidez por conta do emprego. A responsabilidade por amamentar não é só para a mulher. Queremos garantia de direitos para a mulher no trabalho e para o parceiro que também precisa ter licença de paternidade ampliada. Vale também chamar atenção para que o homem se envolva nesse processo de cuidado porque a amamentação é responsabilidade de todos”, discursou a doutora.

“O intuito é fazer o reforço para as mães com relação a amamentação. O leite tem todos os nutrientes e anticorpos que o bebê precisa para o desenvolvimento correto”, salientou o secretário de saúde, André Esteves.

Madrinha do grupo de amamentação pela segunda vez consecutiva, Monique Oliveira, 29 anos, tem duas filhas. Além de amamentar sua filha de nove meses, ela doa seu leite para outros bebês. “A gente tem que entender a importância do amamentar para os bebês e para a orientação das outras mães. Para mim, foi primordial amamentar minhas filhas. Eu consegui doar o meu leite e sou uma mãe que ajuda outras mães. 1ml salva a vida de um bebê. A gente precisa multiplicar essa informação.”

A equipe do PAISMCA está à disposição para acolher mães com dúvidas ou dificuldades com a amamentação. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, no segundo andar do Posto Central, localizado na rua João Pessoa, nº1530, Centro.

Você pode gostar...