Segurança Presente completa um ano de atuação em Nilópolis

Houve significativa redução do número de mortes violentas, de roubos de pessoas e veículos

Redução de letalidade violenta em 52%, diminuição em 33% dos roubos de veículos, queda de 25% no número de roubos de rua. Esses números são apenas três dos índices de criminalidade que baixaram em Nilópolis desde a implantação, há um ano, do projeto Operação Segurança Presente, parceria com o governo do Estado. Ele proporcionou mais segurança e tranquilidade aos nilopolitanos, porque houve reforço de 22 policiais militares ao efetivo de agentes de segurança já atuando no município.

Eles ficam baseados na Praça dos Estudantes, no Centro, onde também estão duas viaturas, oito motos e uma van. Para marcar e comemorar essa data significativa, houve uma cerimônia no plenário da Câmara de Vereadores da cidade na manhã de sexta-feira (12). A vice-prefeita professora Flávia representou o prefeito Abraãozinho, ao lado do secretário municipal de Segurança Pública, Esmar França.

Ele afirmou que a parceria entre o governo do Estado e o município deu certo. “É muito gratificante ver que a integração entre o Segurança Presente, o 20º Batalhão, o Proeis e a Guarda Municipal conseguiu esses resultados. Lembro que o roubo de cargas diminuiu em 56% só na cidade, houve a prisão de mais de 60 pessoas em flagrante e de 30 foragidos da justiça com mandado de prisão em aberto”, enumerou França.

O projeto Segurança Presente, chamado também de Nilópolis Presente, realizou milhares de abordagens a pessoas e veículos nesse período, a fim de trazer segurança para a população e diminuir os índices de criminalidade. Foram recuperados diversas motos e carros, houve apreensão de três armas de fogo e, além disso, a assistente social que fica na base também prestou atendimento à população.