Prevenção contra enchentes: Prefeitura intensifica limpeza de bueiros e galerias

Desde que assumiu a gestão do município, em janeiro de 2017, o prefeito Farid Abrão determinou como prioridade número um a limpeza da cidade e a prevenção as enchentes. Desde então, esse trabalho é feito de forma permanente pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, mas com a chegada do período do ano no qual as chuvas costumam ocorrer de maneira mais intensa, a prefeitura decidiu intensificar a retirada de detritos dos bueiros para diminuir os riscos de transtornos muito comuns nesta época, entre eles, transbordamentos, alagamentos e inundações nas vias públicas.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Marcos Berkowitz, o reforço da limpeza de bueiros e galerias é feito em todo o município, com prioridade para as áreas onde ficam os chamados “bolsões”, áreas onde o nível das ruas e terrenos é menor. “Apesar de poder ser considerado um trabalho aparentemente simples, a desobstrução de bueiros tem uma importância fundamental no sentido de prevenir a ocorrência de problemas que afetam diretamente o dia a dia da população. Sabemos que há áreas onde mesmo com limpeza constante, com a intensidade das chuvas, formam-se alagamentos que hoje são bem menores que há dois anos. Nesses locais, estamos estudando junto a Secretaria Municipal de Obras uma solução definitiva para o problema.

Marcos explica ainda que um bueiro entupido impede o perfeito escoamento da água proveniente da chuva, e a chegada dela nos mananciais. “Sem espaço na caixa para escoar, a água acaba se acumulando no pavimento das vias públicas. Por isso, estamos reforçando o trabalho de limpeza dos bueiros da cidade. É comum o volume de água ser bem maior nos últimos meses do ano, e no começo do ano seguinte, devido à intensidade das chuvas – declarou o secretário.

Além de evitar o acúmulo de lixo e entulho nas vias públicas – fator preponderante para o entupimento da rede de águas pluviais – o titular da Secretaria Municipal de Serviços Públicos aponta outro costume que a população deve evitar no sentido de não provocar a obstrução dos bueiros: a armazenagem de areia e pedra brita sobre a calçada. É muito comum esse problema nas ruas de Nilópolis. Mas esse costume acarreta em prejuízos ao proprietário da obra, pois parte do material acaba sendo levado pelas chuvas para dentro do bueiro, e contribui para obstruir a rede de águas pluviais e a rede coletora de esgoto.

– A consequência disso pode ser muito danosa para a própria população. Isso porque os transbordamentos dificultam o tráfego de veículos nas vias públicas, ou até mesmo chega a impedir o funcionamento do sistema viário; pode invadir as casas; e deixa os moradores sob o risco de contraírem doenças causadas pelas águas da chuva – disse Marcos Berkowitz.

O secretário pede ainda que a população evite obstruir as grelhas dos ralos, outro costume de moradores de Nilópolis, que prejudica o escoamento das águas das chuvas. “Entendo perfeitamente que em alguns momentos o odor que exala dos ralos não é dos melhores, mas obstruir a grelha causa muito mais danos”, concluiu Marcos.