Prefeitura de Nilópolis inaugura Casa de Passagem Luciano Teixeira da Vitória

Primeira da cidade, a unidade é destinada ao acolhimento das pessoas em situação de rua

Primeira unidade do município, a Casa de Passagem Luciano Teixeira da Vitória foi inaugurada pela Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, na segunda-feira, dia 15 de maio. Ela é destinada ao acolhimento e proteção de pessoas em situação de rua e oferece uma série de atividades que buscam ressocializar esse público. O prefeito Abraãozinho David, a vice-prefeita Flávia Duarte, o deputado federal Ricardo Abrão e outras autoridades participaram do evento.

A instituição tem capacidade para receber 20 pessoas e dispõe de 20 camas, kits de higiene, banheiro, televisão com jogos de entretenimento, oferece café da manhã e jantar. Os frequentadores também vão dispor de atendimento psicológico e assistência social no local. E, dependendo da receptividade, eles serão encaminhados para acompanhamento no CAPS AD, que oferece tratamento para drogaditos e alcoólicos, e também para a Secretaria de Trabalho.

Muito comovido, o prefeito Abraãozinho sentiu a voz embargar em vários momentos. Primeiro deu graças a Deus pela entrega da Casa de Passagem e, a seguir, declarou que era o dia mais feliz de seu governo. “A gente sabe os desafios que enfrenta, faz tanta coisa, mas quando entra nesse espaço, sente o amor que existe no local. A melhor forma de se agradar a Deus é fazer o bem ao nosso semelhante. Tentamos por diversas vezes ajudar essas pessoas, mas muito têm medo de serem internados”, lembrou Abraãozinho.

“O espaço leva o nome de um grande amigo, o pastor Luciano, aqui representado por sua esposa, a pastora Marcella. Contem com a gente, tive exemplos de pessoas com um grande coração dentro de casa, como meu pai Miguel e meu tio Farid”, recordou o prefeito, que estava acompanhado também do deputado estadual Rafael Nobre. Ele disse que muitas pessoas em situação de rua têm profissão e o objetivo é que possam voltar ao mercado de trabalho.

A vice-prefeita e secretária de Educação, professora Flávia, agradeceu a presença de todos, especialmente de um grupo de pessoas que já estava pronto para ficar na casa, das instituições religiosas que estavam ali e promovem um trabalho social de resgate das pessoas; de sua equipe, da equipe do Desenvolvimento Social e da equipe do setor administrativo.

“Farid costumava dizer que, às vezes, a gente tem que sair do setor burocrático para sentir de perto tudo aqui que a gente faz. Lembro aqui que vocês têm um papel muito importante, seja o Planejamento, a Fazenda, Saúde ou outra secretaria”, salientou a professora Flávia, ao lado da subsecretária de Desenvolvimento Social, Giselle Armada, que representou a secretária Everline Lima.

Ela ressaltou que espera que o lugar seja apenas um local de passagem para as pessoas. “Uma pesquisa da Secretaria de Desenvolvimento Social já apontou que 90% das pessoas que estão nas ruas, têm problemas familiares. Falamos sobre afeto e amor. Esse espaço é para mostrar que o poder público se responsabiliza e multiplica amor por vocês, queremos que sintam o amor desse lugar e que isso dê forças para que transformem a vida de vocês”, emocionou-se a professora Flávia.

Os usuários da Casa da Passagem são convidados pela equipe do chamado Pop Rua, um serviço gratuito oferecido ao cidadão pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em parceria com a prefeitura, para irem à Casa de Passagem. Ali eles podem ser cadastrados nos serviços oferecidos pelo município. Para permanecer no local, precisam seguir regras, como não faltar e não entrar com bebidas ou drogas.

Estavam presentes à cerimônia também o pastor Pedro Paulo (Bethania Church), padre Nelson e padre Roberto (Paróquia São Sebastião de Olinda), padre Márcio Horacio e diácono Jorge Luiz (Paróquia Nossa Senhora da Conceição) e Frei Tatá (Paróquia Nossa Senhora Aparecida). A Casa de Passagem Luciano Teixeira da Vitória atende diariamente das 19h às 7h e fica na Estrada Marechal Castelo Branco, 500, no Centro.