Circuito Fluminense de Economia Solidária passa por Nilópolis

Evento foi promovido pelo Governo do Estado

A Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (SETRAB) da Prefeitura de Nilópolis recebeu o Circuito Fluminense de Economia Solidária nesta segunda-feira, 12 de dezembro. Além de empreendedores locais, a cidade recepcionou representantes de oito municípios da Baixada e de Petrópolis.

Uma promoção do governo do estado, o evento reuniu diversos empreendimentos produtivos coletivos de agricultores familiares, artesãos e artistas, representando diferentes formas de geração de emprego e renda. A mostra foi realizada na Praça Nilo Peçanha, também conhecida como Praça dos Estudantes, na Estrada Mirandela, das 9h às 17h. O secretário de Trabalho do Estado, Patrique Welber, marcou presença no evento.

A SETRAB estadual levou funcionários que incluíram interessados no Sistema Nacional de Emprego (SINE). João Vitor Fernandes, 22 anos, acompanha um grupo de mensagens e soube do evento. Ex-jovem aprendiz na área administrativa da Expresso São Francisco, o rapaz foi ao local para entregar seu currículo.

Desempregados desde antes da pandemia, Simone Costa, 43 anos, e o marido Jorge Luís dos Santos, 52 nos, também procuraram o SINE. Eles moram em Mesquita e souberam da feira. Eles têm quatro filhos – dois menores de idade. Apenas um trabalha. Jorge faz bicos e ela recebe o Auxílio Brasil.

Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDS) orientaram quem buscava informações sobre o Cadastro Único (CadUnico), Auxílio Brasil e outros serviços oferecidos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Funcionários da SETRAB municipal ofereceram serviços das áreas de beleza e saúde, como design de sobrancelhas e tranças. O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Amorim, ressaltou a importância da participação das várias secretarias municipais que contribuíram para o sucesso do evento.

“Queremos valorizar o trabalho dos empreendedores desse setor econômico de nossa sociedade”, observou Eduardo Amorim. Por sua vez, a secretária executiva do Fórum de Economia Solidária de Nilópolis, Márcia Ferreira comemorou a participação dos integrantes dos fóruns de Magé, Paracambi, Queimados, Japeri, Seropédica, Belford Roxo, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Petrópolis.

A programação contou ainda com a participação das secretarias municipais de Turismo, Ordem Pública e Transporte, Comunicação, Cultura e Saúde, Desenvolvimento Social, Segurança Pública, Defesa Civil e Educação.