Casa Escrevivência Conceição Evaristo recebe representantes de Nilópolis

Cidade foi a primeira a ser convidada para a visita ao local, parte da Pequena África, no Centro do Rio

Já imaginou conhecer cada detalhe da história do passado da Pequena África, local histórico da região central da cidade do Rio de Janeiro? Nilópolis foi o primeiro município a ser convidado pela Casa Escrevivência Conceição Evaristo a viver esta experiência. O passeio de três horas pode ser feito por todos os amantes de cultura e história negra.

Na manhã desta quarta-feira (10/4), a Casa Escrevivência Conceição Evaristo recebeu os representantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Nilópolis. O projeto de visitação à biblioteca da casa e guiamento turístico à Pequena África, na região portuária do Rio de Janeiro, é de fundamental importância para a propagação e descentralização do conhecimento.

O guia turístico leva os participantes aos principais pontos da Pequena África, onde milhares de homens, mulheres e crianças escravizadas foram comercializadas durante o século XVIII. O roteiro passa pela Pedra do Sal, Cais do Valongo, Casa da Tia Ciata e pela Casa Escrevivência.

A presidente do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial do município, Rosimeri Florindo, expressou a alegria por Nilópolis ser a primeira cidade a ser contemplada com a inesquecível experiência.

A superintendente municipal dos Conselhos, Inez Simpliciano, falou da importância dessa iniciativa, oportunizando aos participantes as narrativas sobre os ancestrais. Ela também contou que foi uma experiência única. “O objetivo é que as pessoas tenham conhecimento maior sobre a nossa ancestralidade através de visitas guiadas.”

Casa Escrevivência Conceição Evaristo

O espaço cultural conta com uma vasta biblioteca que abriga obras da linguista e escritora afro-brasileira Conceição Evaristo, além de livros raros de outros autores.

Inaugurada em julho de 2023, Escrevivência vem desenvolvendo parcerias com instituições da sociedade civil organizada para expandir conhecimento sobre o passado e para fomentar realizações. A Casa está localizada no Beco João Inácio, bairro Saúde.

Quer conhecer de perto toda a história da região? Marque uma visita com o título ‘AGENDA GUIAMENTO PEQUENA ÁFRICA’ através do e-mail
casaconvivenciaoficial@gmail.com