Abraãozinho anuncia início de trabalho de limpeza e dragagem do Rio Pavuna

Trecho começa no bairro do Paiol e vai até a linha do trem, na divisa com São João de Meriti

O prefeito de Nilópolis Abraãozinho David fez uma visita técnica esta quarta-feira, dia 1º de março, ao trecho do Rio Pavuna que corta o bairro do Paiol, na altura da Ponte Azul. Ele estava acompanhado do diretor de operação ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Daniel de Albuquerque. Ali, Abraãozinho anunciou que o INEA iniciará na próxima semana um trabalho de desassoreamento e limpeza do rio, no trecho do Paiol até a linha férrea, em São João de Meriti, que diminuirá os problemas de transbordamento.

“Estive ontem com o vice-governador Thiago Pampolha, que determinou a vinda da equipe do INEA hoje aqui, para fazer um mapeamento do rio nessa extensão. Levei para Pampolha vídeos que mostram os transtornos e perdas materiais vividos pelos moradores ocasionados pelas enchentes do Rio Pavuna após as chuvas fortes”, explicou Abraãozinho, agradecendo em seguida ao governador Cláudio Castro e à parceria de Pampolha.

Daniel Albuquerque, por sua vez, informou que a operação deve levar de dois a três meses. “É um trecho com 2 quilômetros de extensão. Usaremos dragas e outros equipamentos necessários para melhorar o fluxo do rio e evitar que este entorne e invada as residências”, explicou o diretor, que estava com o gerente de manutenção do INEA, Carlos Ramos, e lembrou que já realizaram o mesmo serviço no outro lado do município, de Olinda até o Cabral, ano passado.

Com a retirada do assoreamento, os agentes vão remover o acúmulo de areia, entulhos, pedras e lixo do fundo do rio, liberando a corrente da água.

Estiveram presentes na visita técnica também o deputado estadual Rafael Nobre e o vereador Farol.