1ª Ciranda Literária de Nilópolis é sucesso de público

Com o objetivo de incentivar a leitura e fazer com que os alunos naveguem pelo mundo das histórias, despertando curiosidades e aguçando a imaginação, a Prefeitura de Nilópolis, por meio das secretarias de Educação, de Cultura e de Turismo, realizou nesta quinta-feira (25), na quadra do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis, no Centro, a 1ª Ciranda Literária de Nilópolis.

Desde a abertura do evento, às 9h, a movimentação foi grande na quadra. Cerca de 20 stands foram montados e neles estavam expostos trabalhos dos estudantes das escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino, além da apresentação de esquetes, musicais, contação de histórias, dentre outras que levaram à criançada uma viagem maravilhosa ao mundo literário.

Paralelo a isso, personagens infantis passeavam pelo local convidando o público a participar das inúmeras atividades que ocorriam, como por exemplo, o Cantinho da Leitura e o Café Literário, um espaço onde era possível apreciar uma exposição de fotos de escritores e uma grande variedade de livros, isso sem contar a farta distribuição de doces e pipocas.

Escola bilíngue

Um dos stands mais visitados era o da Escola Municipal Poeta Carlos Drummond de Andrade. A unidade recebe desde 2017 o projeto piloto Rede Bilíngue, através de Oficina de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Realizado em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), o projeto iniciou com a capacitação dos profissionais da rede e depois com oficina pedagógica de Libras em parceria com os intérpretes. No stand, o público pode aprender um pouco da linguagem e conhecer o projeto que em breve será expandido para outras unidades.

O prefeito Farid Abrão fez questão de comparecer e destacou a importância de despertar nas crianças o habito da leitura. “Parabenizo a todos das secretarias envolvidas por este maravilhoso evento. É muito importante desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e a partir do momento que a criança sabe ler e interpretar, ela se torna uma pessoa capaz de formar sua própria opinião. Aproveitem cada minuto deste evento”, disse ele.

Palestras

O evento contou ainda com a presença da compositora, cantora, atriz e educadora musical Bia Bedran e a escritora Sonia Rosa, que enriqueceram o evento com as suas palestras e apresentações:

“Estou muito alegre de estar aqui inaugurando uma história em Nilópolis, participando da 1ª Ciranda Literária. Esse projeto vem ao encontro daquilo que eu já venho falando ao longo da minha trajetória de 25 anos de escritora e de 30 anos como educadora. Eu entendo e acredito bastante que a literatura faz um diferencial na vida de uma pessoa, de uma turma, de uma escola e de uma cidade, abrindo portas pra vida. A leitura alimenta as ideias, e com isso, amplia-se o repertório não só de palavras, mas de sentimentos de vida”, declarou a escritora Sonia Rosa.

“Estou muito emocionada e feliz de poder estar aqui em Nilópolis e me apresentar para um número grande de crianças da rede e educadores. Já percebo que trabalham com a arte de contar histórias promovendo a leitura. Essa Ciranda Literária está sendo um sucesso, e fico muito feliz em fazer parte de toda essa turma que é apaixonada pelas narrativas, fazendo com que as crianças se apaixonem pela leitura, e tenham o livro como objeto de desejo pelo seu próprio conhecimento e crescimento”, disse Bia Bedran.

Teatro

E Ariano Suassuna também se fez presente através de uma das mais conhecidas obras do autor paraibano. Os alunos da Escola Municipal de Teatro Antônio José – O Judeu encenaram o Auto da Compadecida e encantaram o público com o drama ocorrido na região Nordeste do Brasil, com elementos da tradição da literatura de cordel, do gênero comédia e traços do barroco católico brasileiro.

“A Cultura não podia deixar de estar presente em um evento importante como este, assim como não poderíamos deixar de fora o Teatro. Parabenizo a secretária Flávia e a todos os demais envolvidos pelo sucesso que foi a I Ciranda Literária de Nilópolis”, disse o secretário de Cultura, Antônio Costa.

Sonho em realidade

A secretária de Educação, Flávia Duarte, se disse emocionada em poder estar transformando em realidade um sonho antigo:

“A gente vem construindo ao longo desses dois anos um processo de formação com os educadores e as equipes pedagógicas em incentivo à leitura. Hoje é uma culminância de todo esse processo. As escolas trabalham com um autor homenageado que estão contribuindo para a formação do nosso leitor crítico. É ler, entender, compreender, debater, trazendo a leitura de forma significativa para o contexto da escola”.

Além das escolas da Rede Municipal de Ensino, o evento recebeu ainda as escolas estaduais Antônio Figueira de Almeida e Instituto de Educação Carlos Pasquale, além de escolas da rede privada como o I.E.S.A Instituto de Educação Super Ativo, Equipe Grau e Centro Educacional Info Baby.

A 1ª Ciranda Literária contou com a participação da vice-prefeita Jane Louise Martins David, o vereador Abraão David, dos secretários de Cidadania e Direitos Humanos, Álvaro Cunha Ramos e de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Amorim.