Nilópolis participa do Dia D para redução de acidentes de motociclistas

A Prefeitura de Nilópolis, por meio das secretarias de Transporte e de Segurança Pública, como parte da Campanha “SOS Hospital da Posse” – uma campanha que foi planejada após dois meses de reuniões entre a direção do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) e representantes dos municípios da Baixada Fluminense – participou na última sexta-feira (05) do Dia D para a redução de acidentes de motociclistas.

Em Nilópolis, os agentes das secretarias de Transportes e de Segurança Pública, com a participação do mascote “Nilinho”, realizaram abordagens nas principais vias do Município, orientando não só os motociclistas como também motoristas e distribuindo materiais educativos sobre a importância da direção defensiva e uso dos equipamentos de segurança na condução de motocicletas, principalmente o uso do capacete, uma vez que sem estes equipamentos aumenta o risco de lesões sérias.

“Diante de números tão alarmantes, entendemos a importância desta campanha de conscientização, pois rotineiramente nos deparamos com motociclistas que insistem em pilotar de maneira imprudente e sem os devidos equipamentos de segurança. Tenho certeza de que, com a parceria da Secretaria de Segurança, iremos trabalhar para reduzir estes acidentes através de educação e repressão, pois todos têm que entender que a vida vem em primeiro lugar”, afirmou o secretário de Transportes, Amauri de Jesus.

Segundo o diretor-geral do HGNI, Dr. Joé Sestello, só no ano passado 46% (1.646) dos acidentados atendidos eram motociclistas e cerca de 30% das vezes, estes precisaram ficar internados. “O Objetivo principal da campanha é orientar o condutor para reduzir o impacto de atendimentos a acidentados, principalmente de casos graves, como fraturas expostas e traumatismos cranianos, em que o tempo de recuperação é maior”, explicou.

“Temos uma quantidade gigantesca de pessoas pilotando moto sem capacete ou após ingerir bebida alcoólica e começamos a identificar uma excessiva procura ao hospital por conta destes acidentes. Temos um hospital superlotado e precisamos lutar pela prevenção”, concluiu Dr. Joé Sestello.

Vale ressaltar que tanto os motociclistas quanto os motoristas abordados, aprovaram a ação e ouviram atentamente as orientações dos agentes públicos, pois entenderam a importância da campanha para todos no trânsito.

“Essa ação, que é pioneira na Baixada Fluminense e ficará marcada como a união dos poderes municipais, estaduais e federais por um bem maior, que é reduzir os casos de acidentes de moto no Hospital da Posse através de campanhas educativas”, disse o secretário de Segurança Pública de Nilópolis, Cel. PM RR Macedo.

A campanha é realizada em todos os municípios da Baixada Fluminense e conta ainda com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros Militar.