Perguntas Frequentes – Trabalho


Onde posso fazer a emissão de Carteira de Trabalho?

O serviço é oferecido pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico

(Rua Pedro Álvares Cabral, 995 – Centro, Nilópolis. Atendimento de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h).

 

Quais os documentos necessários para a emissão da Carteira de Trabalho?

  • R.G. (Identidade)
  • CPF
  • Comprovante de Residência
  • Boletim de Ocorrência (para 2ª via)
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • CNIS (Pegar no INSS – Maiores de 18 anos)
  • Carteira de Trabalho Antiga (para 2ª via)
  • Título Eleitoral (opcional)
  • Habilitação (opcional)

 

Estou desempregado, a Prefeitura possui um Balcão de Empregos?

 

Sim. O serviço é oferecido através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, que realiza a intermediação de mão de obra, isto é, o cruzamento da oferta de vagas de emprego e a procura de  trabalhadores por uma colocação no mercado. A secretaria oferece também  palestras com especialistas em Recursos Humanos (Rua Pedro Álvares Cabral, 995 – Centro , Nilópolis. Atendimento de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h).  O cadastro no Balcão no Empregos é gratuito.

 

Documento necessários para inscrição no Balcão de Empregos?

  • Currículo
  • R.G. (Identidade)
  • CPF
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS
  • Comprovante de Residência
  • Título Eleitoral

 

Posso dar entrada no Seguro Desemprego na Secretaria de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico ?

  • Não. A entrada de requisição para o Seguro Desemprego deve ser feita na sede da Delegacia Regional do Trabalho – Rua D Walmor, 383 – Nova Iguaçu, RJ