Lixo reciclável é reaproveitado em Nilópolis para doações e obras de arte

Os objetos descartados podem ser consertados e transformados em cadeiras, camas, sofás, mesas e acessórios de decoração. Assim como obras de artes, vasos, replicas de animais, dentre outros… Com isso, a secretaria municipal de Serviços Públicos (semserp) criou o Reciclarte, nome dado aos objetos descartados que são transformados em arte.

Esse projeto tem o intuito de reutilizar materiais descartados, dando um novo destino a eles. Além do descarte irregular, também são usados materiais descartados legalmente por moradores. As artes criadas e móveis restauradas são doados para os mais necessitados da comunidade local.

O Márcio do Nascimento Andrade, criador das artes, teve a ideia de transformar o lixo em arte e hoje, ele usa suas habilidades para ajudar ao próximo.”100% do descarte é reaproveitado. São usados materiais que as pessoas acham que não servem mais, é um prazer ajudar alguém que sempre irá aproveitar dessas artes feitas, seja uma madeira, um pneu ou outros materiais que chegam aqui”.

Márcio do Nascimento em uma cadeira feita de material reciclado. Foto: Roberta Nobre / Coordenadoria de Comunicação

A reciclagem reduz a quantidade de lixo acumulado em lixões e aterros sanitários, minimizando também a produção de gases tóxicos e substâncias prejudiciais ao ambiente. O reaproveitamento é importante para evitar a poluição e o desperdício de matérias-primas, como as árvores para a confecção do papel, por exemplo.

O descarte regular pode ser feito através dos telefones 2692-1511 / 2693-2009 ou presencialmente, na sede da Secretaria de Serviços Públicos, de 8h às 17h, na rua Coronel França Leite, 2010, bairro Nossa Senhora de Fátima. O prazo para retirada é de até 5 dias úteis.

Você pode gostar...