Programação do Outubro Rosa
Palestra na Casa da Mulher Nilopolitana sobre Autoestima, Violência e Vulnerabilidade para frequentadoras da instituição
A conscientização das mulheres sobre o câncer de mama, prevenção e seu diagnóstico precoce são a pauta do Outubro Rosa, mês dedicado ao tema. Como parte de sua programação, a Casa da Mulher Nilopolitana promoveu o debate ‘Autoestima, Violência e Vulnerabilidade’ na quarta-feira, 8 de outubro.
Treze estudantes de psicologia da faculdade Estácio, em Sulacap, realizaram uma palestra sobre o assunto, seguida de dinâmica e uma pesquisa de avaliação da atividade com as participantes da Casa, vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de Nilópolis. 
“Somos alunas da matéria Psicologia, Ética e Direitos Humanos e trouxemos a proposta dessa atividade para a Casa da Mulher. Queremos mostrar que muitas passam por situações parecidas com as de outras mulheres e conseguiram superar a violência doméstica”, afirmou a estudante do 8º período Yasmin Rodrigues.
Priscila Prudêncio, integrante do grupo, contou que a atividade interativa teria o uso de uma caixa com espelho para que cada participante pudesse dizer o que via de bom em si mesma. “Queremos que as mulheres possam se ver de maneira positiva, encontrar nelas próprias qualidades, aumentar a autoestima”, observou ela.

Aluna do curso de agente cultural na Faetec do Paiol, Siena Rodrigues, 53 anos, frequenta há 3 anos a Casa da Mulher e participou do evento. “No momento da dinâmica, eu disse para o espelho ‘você é capaz, você consegue’. Venci problemas sérios de violência doméstica e psicológica”, contou.
Moradora do bairro de Olinda, uma amiga a convidou para conhecer a Casa, onde começou a fazer dança de salão e outras oficinas. “Isso mudou a minha vida. Cheguei muito ruim, muito machucada emocionalmente. Fui vítima de meu marido e até de minha mãe, que tinha transtorno de personalidade narcisista”, revelou Siena.

















