Prefeitura de Nilópolis assina convênio histórico com CIEE

Estudantes universitários poderão participar de processo seletivo e estagiar nas secretarias municipais

 

 

A Prefeitura de Nilópolis decidiu abraçar os jovens universitários da cidade que buscam a oportunidade de estágio remunerado. Foi assinado na quinta-feira (14/8) o primeiro convênio da história da cidade que prevê a seleção de 100 estagiários, em convênio com o CIEE, para atender a demanda de técnicos nas secretarias municipais.

Ao lado do prefeito Abraãozinho e do vice-prefeito Alvinho, o secretário de administração Márcio Gama firmou o documento com o diretor executivo do CIEE no estado, Luiz Coppola. Eles estavam acompanhados, à mesa, pela controladora-geral Danielle Agero, responsável também pelas negociações que permitiram a assinatura do acordo.

 

Convênio assinado entre Prefeitura de Nilópolis e CIEE

Prefeito, secretário de administração e diretor geral do CIEE mostram documento do convênio assinado

 

“É uma oportunidade para que os universitários tenham essa vivência. Mas já estamos em tratativas para que os menores a partir dos 14 anos também possam participar do programa jovem aprendiz. É uma outra grande necessidade do município. É um passo de cada vez, mas sempre andando pra frente. Temos feito um trabalho pé no chão, mas estamos administrando com seriedade, para que momentos como esse se tornem realidade”, comemorou Abraãozinho.

“Quero parabenizar o prefeito Abraãozinho por implantar essa política pública no município de Nilópolis. Uma prefeitura é um ambiente seguro para o estudante, seja ele universitário ou do ensino médio. Nesse caso, o aluno vai aplicar aqui o que aprendeu na universidade”, afirmou Luiz Coppola, acrescentando que os estagiários irão sair da prefeitura preparados para participar do processo seletivo em qualquer outra instituição.

Por sua vez, o secretário Márcio Gama observou que há uma necessidade de auxiliares técnicos, pessoas habilitadas que queiram começar a exercer tarefas na máquina pública. “ Há um envelhecimento muito grande dos funcionários nas prefeituras em geral, não apenas aqui. Nossa expectativa é chegar a 500 vagas, crescer gradativamente”, afirmou.

“O primeiro emprego de muitos passa pela primeira oportunidade de estágio. Com isso, acreditamos que será uma forma do estagiário testar e consolidar o que aprendeu na escola ou na universidade em situações reais”, destacou a secretária de Controladoria- Geral, Danielle Agero.

O perfil das vagas será divulgado nos sites da Prefeitura e do CIEE. Depois será aberto um processo seletivo com prova e entrevista para avaliação de conhecimentos. Aqueles que forem aprovados, serão contratados. A expectativa é que o estágio comece em outubro.

 

 

Uma política pública

 

Ainda não foi definido o valor da remuneração, mas terá como referência os honorários praticados por outras prefeituras. A carga horária diária será de 6h, com 30 horas semanais, assim os estudantes terão tempo para estudar, porque não podem abandonar os estudos.

“Um dos benefícios do estágio é diminuir a evasão escolar. O estudante pode permanecer por até 2 anos na Prefeitura. Ele ajuda a permanência do aluno na universidade, movimenta a economia da cidade e essa remuneração pode auxiliar a renda da família”, enumerou Luiz Coppola.

A implementação do programa de estágio foi uma promessa do plano de governo de Abraãozinho, como objetivo de ampliar o atendimento do Programa de Estágio, oferecendo novas oportunidades para os jovens do município.

Entre as autoridades presentes, estavam os secretários Davi Chagas (Governo), Renato da Van (Cidadania e Direitos Humanos), Leo Monteiro (Turismo, Eventos e Juventude); Ricardo Gallego (Transportes); Janaína Telline (Fazenda), Vanessa Gonfito(Planejamento)  Arthur Medeiros (Obras);  Dudu Amorim ( Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico).

Também participaram Everline de Lima (Desenvolvimento Social), Flávia Rocha (Educação);  Dimitrius Mangeon  (Procurador Geral), Josué Jr ( Chefe de Gabinete), e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Nilópolis (Acinil), Juan Medeiros.

 

Você pode gostar...