Nilópolis promove Semana do Aleitamento Materno
A programação contou com palestras e orientações sobre maternidade
Para marcar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Prefeitura de Nilópolis, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca), reuniu autoridades, mães e servidores da Secretaria de Saúde e convidados para debater a importância deste ato para a saúde da criança e também da mãe. A 1ª Igreja Batista de Nilópolis, no Centro, sediou o evento na sexta-feira (15/8).
Diretora do Paismca, Aída Brito se emocionou em diversos momentos da solenidade. Ao chamar as madrinhas da amamentação – mães que estimulam outras a darem o peito ao filho desde o nascimento até os seis meses de vida, como preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS) –, ao homenagear dona Jane David, viúva do ex-prefeito Farid Abrão e ao ser ovacionada pelos participantes do evento após homenagem de vereadores.

Ricardo Abrão recebe kit para sua mãe Jane David
O encontro teve como objetivo incentivar a amamentação exclusiva e a troca de experiências entre gestantes, puérperas e mães que amamentam, além dos cuidados da saúde da mãe e do bebê. A programação contou com palestras sobre a importância do aleitamento materno, orientações sobre como armazenar o leite na geladeira e informações sobre o funcionamento do Banco de Leite Humano.
Houve duas palestras, uma da enfermeira do Paismca Flávia Muniz, e outra da médica pediatra Carla Vergueiro. Enquanto Flávia falou sobre a importância do pré-natal para a saúde da mãe e da criança e, posteriormente, garantir um parto mais tranquilo, a visita à maternidade junto com a pessoa que irá acompanha-la no dia do nascimento da criança; a pediatra salientou o quanto o leite materno influi no bem-estar do bebê.
“ Ele é o alimento mais completo e considerado o melhor do mundo. Tem uma combinação única de nutrientes e anticorpos que protegem o bebê contra doenças e infecções. A fórmula, comparado ao leite, é muito inferior. E a amamentação fortalece o vínculo entre a criança e mãe. A criança vai crescer feliz e, se depois fizer uma atividade física, será mais feliz ainda”, afirmou Carla Vergueiro, que atende no Posto de Saúde Novo Horizonte.

Mães e bebês acompanham palestra sobre aleitamento materno
O deputado federal Ricardo Abrão elogiou a atuação do secretário André Esteves e salientou que a área vem crescendo a cada dia. Citou a reinauguração do Hospital Juscelino Kubitschek ano passado, que estava fechado desde 2013, e as ações que têm feito junto ao governo federal para trazer novos benefícios para Nilópolis.
“ Estive com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e ele prometeu mais cinco leitos de parto normal para a maternidade do hospital, a abertura de um banco de leite e também o atendimento de gestantes de alto risco”, enumerou Ricardo Abrão, acrescentando que a existência de um grupo político com representantes na Alerj e na Câmara dos Deputados facilita o acesso a recursos financeiros.

As madrinhas ganharam fotografia tirada em estúdio com seus filhos sendo amamentados e também um certificado
Já o secretário André Esteves disse que está em negociação a abertura de duas salas de centro cirúrgico que vai dobrar o número de atendimento na neonatologia. “ A Policlínica da Mulher e o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) têm atendimento de mastologista e ginecologista infanto-juvenil. Em breve, queremos começar a disponibilizar o DIU para as mulheres que queiram usar”, garantiu Esteves.
Madrinha da amamentação, Ana Paula Vitório Azevedo, 24 anos, trazia nos braços o filho Joaquim Azevedo, 1 mês e um dia. Antes do parto, ela necessitou de atendimento emergencial na maternidade do JK por causa de uma pedra na vesícula. “ Eles recomendaram o parto em unidade que fazia parto cesárea para gestações de risco. Tirei foto com ele em estúdio fotográfico e porta- retrato com uma cópia”, mostrou Ana.

Madrinha da amamentação recebe kit para bebê Joaquim
Assim como madrinhas de anos anteriores, ela recebeu um kit do Paismca com bolsa, lenço umedecido, cueiro, toalha, fraldas descartáveis e uma caixa com uma boneca de crochê que simbolizava uma mãe amamentando um bebê. Houve distribuição do kit para todas as mães presentes. Depois da solenidade, todos foram convidados a fazer um lanche na saída do templo da Igreja Batista.
Autoridades que participaram da mesa junto com Aída Brito: diretor do Hospital Juscelino Kubitschek, Alexandre Falcão, secretário de Saúde, André Esteves, subsecretário de Saúde área jurídica, André Loureiro; subsecretária de Saúde área de Atenção Primária, Priscila Vianna, deputado federal Ricardo Abrão e Ilma Correia, representante da Coordenação da Pastoral da Criança da Diocese de Nova Iguaçu. Também estiveram no evento os vereadores Rafael Regis, Armando Paiano e Leandro Hungria.
















