Nilópolis promove Rede de Proteção da Criança e do Adolescente

Com o tema ‘Fortalecendo os Laços: Proteção Integral como Compromisso Coletivo’, a Prefeitura de Nilópolis promoveu, nesta terça-feira (1/7), na OAB 24ª Subseção, a primeira reunião de alinhamento para a implementação da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente.

O encontro reuniu representantes da saúde, educação, segurança pública, assistência social, conselho tutelar e outros profissionais envolvidos na garantia dos direitos da infância. Devido aos altos índices de violência contra crianças e adolescentes, a rede de apoio será formalizada por decreto e promoverá encontros mensais voltados para a análise de casos e desenvolvimento de soluções para a redução da violência.

O fluxograma conta com serviços de proteção social, profissionais da saúde e assistência, notificação às autoridades policiais e articulação com conselhos tutelares e demais órgãos competentes. “A premissa é que todos os envolvidos colaborem e atuem de forma integrada. Acreditamos que com essa colaboração podemos construir um futuro melhor”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Everline Lima.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vanessa Mata, ressaltou que esta é a primeira reunião com a atual gestão da superintendência. “A rede de proteção está sendo montada dentro do município e hoje estamos unindo todos os autores envolvidos. Vamos nos encontrar para fazer um fluxograma de atendimento e estudo de casos para ver a solução para diminuir a violência contra menores de Nilópolis.” 

Também estiveram presentes na reunião o subsecretário de Saúde, André Loureiro; o representante da OAB, Paulo Trindade; o representante da secretaria de Segurança Pública, Claudio Reis; o superintendente da Integração Social, Bruno Nicolau; a policial civil da 57º DP, Xislene;

Além da presidente da Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ), Nailá Cristina; a representante do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), Márcia; representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); representante do conselho tutelar de Caxias, Silvia; e o representante do Conselho Tutelar de Nilópolis, Diego Schinzel;

Você pode gostar...