Nilópolis começa carnaval Folia, Paz e Amor na Mirandela

Artistas se apresentaram no palco montado na Praça dos Estudantes

Nilópolis atraiu milhares de foliões da Baixada Fluminense com o Folia, Paz e Amor neste sábado (1/3). O vice-prefeito Alvinho oficializou a abertura do carnaval com a entrega da chave da cidade à Corte Momesca, dando início às festividades que irão até a próxima terça-feira (4/3), com bailinho infantil no NiloKids e festa para os adultos, na Estrada Mirandela. O prefeito Abraãozinho também participou do primeiro dia de carnaval.

O Rei do Carnaval, Marcos Lemos, com a Rainha do Carnaval, Dafne Vithória Vieira, a Princesa Rayele Melo e a Princesa Trans Júlia Rocha, estarão desfilando pela Mirandela durante os dias de folia. À tarde, a festa é para as crianças, a partir das 16h, com o Nilokids, e a folia dos adultos começa às 21h. Abraãozinho lembrou que o Carnaval é uma festa ainda mais significativa em Nilópolis.


“Uma festa importantíssima, principalmente por ser na terra do samba, na terra da Beija-Flor. A gente fica muito feliz em vir aqui e ver as pessoas se divertindo, com prudência, com muita cautela e com muito cuidado. A gente espera que esse clima de paz continue nos quatro dias de carnaval e que culmine na quarta-feira de cinzas com a vitória da nossa amada Beija-Flor de Nilópolis, para que a gente possa encerrar o carnaval em grande estilo”, disse o prefeito Abraãozinho.

A professora Ana Paula Tomás, de 47 anos, veio para o baile adulto acompanhada do seu filho, nora e neta. “Todo ano venho curtir o carnaval da Mirandela”. Ela também participou do Nilokids.

Mais cedo, Ana trouxe sua neta, Jade, de dois anos, pela primeira vez no baile infantil. “Para mim, é importante ter uma festa voltada para eles porque dá a oportunidade das mães e das avós, como eu, trazerem as crianças para essa festa divertida. Isso é perfeito. O prefeito arrasa com essa ideia de carnaval para as crianças.”

Adriana Oliveira, de 52 anos, marca presença na Mirandela todos os anos. Além do baile adulto, agora ela participa da festa infantil com os seus netos. “Eu trouxe meus netos. O Arthur tem nove anos e o Ayrton, quatro anos. Venho todos os anos para o carnaval de Nilópolis. Adoro e acho maravilhoso, muito legal. As crianças ficam felizes, se divertem, é muito legal mesmo.”

Arthur Oliveira se vestiu de gorila em seu primeiro dia. Seu irmão, Ayrton, se fantasiou de foguete. “Vim brincar e estou gostando muito. Vou voltar amanhã. Ainda não pensei na fantasia, mas quero voltar todos os dias.”

Já a Tamires Vera, de 30 anos, veio de Pavuna com o seu filho Apolo, de apenas um aninho, fantasiado de gênio da lâmpada, pela primeira vez no NiloKids. “É a primeira vez que eu venho. Acho muito legal, porque acho que a criança precisa brincar, precisa se divertir. A festa é segura, fechada com grades, achei bem legal. Pretendo vir mais vezes.”

Promovida pela Prefeitura de Nilópolis, com apoio da Subsecretaria de Estado de Grandes Eventos e Promoção Governamental, a grande festa conta com artistas se apresentando no palco montado na Praça Orlando Hungria, conhecida como Praça dos Estudantes. Na programação, o grupo Dó Ré Mi Fáz Brincar entra a partir das 16h e, à noite, o público adulto é embalado pela banda V-Trix e DJ até às 2h.

NiloKids

Para entrar no espaço do NiloKids, as crianças recebem pulseiras com identificação e conselheiros tutelares de Nilópolis estarão presentes todos os dias.

O credenciamento das crianças para os bailes diários do Nilokids é feito a partir das 16h, com distribuição de 1500 pulseiras diariamente, com sorteio de brindes e distribuição de picolés.

A criançada precisa estar acompanhada dos pais ou responsáveis. Ali, os pequenos podem entrar na arena às 16h30, que está montada para que possam se divertir com atividades criativas, um DJ e a banda.

Baile Adulto

A partir das 21h, os foliões começam a dançar ao som da playlist irada de um DJ e, das 21h30 às 22h30, sambas e marchinhas de carnaval são ouvidos nas vozes dos intérpretes da banda V-Trix. O DJ retorna de 0h30 até 2h, quando a organização encerra a festa.

No intervalo das apresentações, também é divulgada a campanha ‘Não, é Não, Respeite a Decisão’. A iniciativa visa o combate ao assédio e à importunação sexual, especialmente no Carnaval.

Organização

A organização do Carnaval 2025 envolve a participação das seguintes secretarias: Cultura, Turismo, Eventos e Juventude; Segurança, Transportes, Governo; Cidadania e Desenvolvimento Social. O Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) disponibilizam os seguintes contatos, respectivamente: 98177-6276 e cmdcanilopolis3@gmail.com .

Você pode gostar...