Unidades de Saúde de Nilópolis vão abrir neste sábado para vacinação contra H1N1

úd

O Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza acontece em todo o Brasil neste sábado (12). Em Nilópolis, a Secretaria Municipal de Saúde irá disponibilizar 13 pontos de vacinação, entre postos de saúde, unidades do Programa de Saúde da Família e pontos volantes, que funcionarão das 8h às 17h, para receber a população inclusa nos grupos prioritários para se imunizar contra a doença.

A campanha é voltada para idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos até 45 dias), trabalhador de saúde, professores, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Também serão contempladas as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, como doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica; diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.

Em doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro. As pessoas com história de alergia a ovo, que apresentem apenas urticária após a exposição, podem receber a vacina da influenza mediante adoção de medidas de segurança. A vacina é contra-indicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

As vacinas utilizadas em Nilópolis são trivalentes, seguras e sua composição é determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “O objetivo maior da campanha é a redução do número de hospitalização por casos da gripe H1N1, bem como diminuir a mortalidade. Desse modo, estamos sensibilizando toda a população para que possamos buscar esses mecanismos para prevenção”, explica o subsecretário de Saúde, Franklin Monteiro.

Aqueles impossibilitados de comparecer aos pontos de vacinação podem receber as doses por meio de agendamento em uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF) no bairro onde residem.

Os locais de aplicação

Ponto Volante de Vacinação Parque do Gericinó
Endereço: Rua Antônio João de Mendonça, S/nº, Manoel Reis.

Ponto Volante de Vacinação Calçadão
Endereço: Avenida Mirandela, Centro

Posto Programa de Saúde da Família – Nova Olinda
Endereço: Rua Pedro Roque, 13, Olinda

Posto Programa de Saúde da Família – Manoel Reis
Endereço: Rua Antônio João Mendonça, s/nº, Manoel Reis

Posto Programa de Saúde da Família – Frigorífico
Endereço: Rua Dr. Rufino Gonçalves Ferreira, s/n, Frigorífico.

Centro de Saúde Dr. Jorge David
Endereço: Rua Senador Fernando Mendes, s/nº, Centro.

Posto De Saúde Dr. Armando Augusto Almeida
Endereço: Rua Marques Canário, 940, Nossa Senhora de Fátima.

Posto de Atendimento Médico e Sanitário Doutor Jacob Sessim
Endereço: Rua Rondon Gonçalves, s/nº, Cabral.

Posto Médico Sanitário Nova Olinda
Endereço: Rua Amadeu Lara, s/nº, Olinda.

Posto de Saúde Antônio Albuquerque Machado
Endereço: Rua Dr. Mário Valadares, s/nº, Novo Horizonte.

Posto de Saúde Dorvil Almeida Lacerda
Endereço: Rua José Couto Guimarães, 1299, Paiol

Posto de Saúde Rosa Maria Perez
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 555, Nova Cidade

Você pode gostar...