Terceiro ano do projeto que combate à violência nas escolas municipais é encerrado na Praça dos Meninos

Nesta sexta-feira (6) aconteceu o evento de encerramento do projeto GERAR na Praça dos Meninos. Alunos de 16 escolas municipais que participam deste projeto, ao longo do ano, apresentaram hoje suas habilidades, como canto, dança, música e rodas de conversas marcaram a manhã.

A abertura contou com a presença do prefeito Farid Abrão, da vice-prefeita Jane David, vereador Abraão David e o chefe de gabinete, Rodrigo Duarte. O prefeito Farid Abrão parabenizou os alunos pelos trabalhos e completou: “Quero primeiramente parabenizar a secretaria de educação e a secretária Flávia por esse trabalho que vem desenvolvendo com os jovens e adolescentes do nosso município. O caminho, que estamos trançando aqui é o do diálogo, e isso é muito importante. Nós estamos aqui com a finalidade que é integração, convivência e por mais grave que seja o problema com a família, nossos jovens e adolescentes podem nos procurar, estamos com os braços, os e corações estendidos para ajudar no que for preciso para as famílias nilopolitanas”.

Katleen, aluna da Escola Municipal Margarida Fernandes Sabino, de 16 anos, contou sua experiência como atleta para os que estavam presentes. “Faço jiu jitsu há 8 anos. Já nas primeiras aulas me disseram que eu tinha talento, nessa semana já participei de um campeonato e fui campeã. Tenho 200 medalhas e sou atual bicampeã mundial da Califórnia, bicampeã brasileira e sul americana”.

“Se nós abrimos o diálogo é porque de fato acreditamos que desta forma podemos melhorar nossas ações e desta forma escutamos mais ainda os nossos jovens e adolescentes. Seja na dança, na cultura ou no preparatório, insista, persista e não desistam. Esse mundo é muito grande e é de vocês, para vocês. Façam o bem e o melhor para todos nós juntos”, disse a secretária, Flávia Duarte, durante o evento à todos os presentes.

O GERAR tem como proposta dar aos alunos da Rede Municipal de Ensino a oportunidade de terem voz e vez, ocorrendo assim trocas de conhecimento entre professores e estudantes, em forma de roda de conversas, os resultados já são notados no dia-a-dia das escolas.

Com a necessidade de aproximar as relações das unidades escolares através do diálogo entre professores e alunos, a Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação criou o projeto Gerar – Jovens potenciais de mundo, em 2017.

GERAR – Jovens potenciais de mundo, foi ampliado para toda Rede Municipal de Ensino, desde o Primeiro Segmento (4º e 5º ano) até a EJA, colocando crianças, os adolescentes e jovens como protagonistas e sujeitos num papel de escuta, garantindo assim a participação desses atores nos espaços do colégio, tendo esta a necessidade de trabalhar com temas frente à democracia, a tolerância, o respeito à diversidade cultural, ética e a solidariedade, todos esses caminhos fazem com que a escola seja um espaço de vivência e de práxis pedagógica.