Tablets agilizam os atendimentos do SAMU em Nilópolis

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Nilópolis agora conta com o uso de tablets, que foram implantados nas ambulâncias para agilizar e modernizar o atendimento aos pacientes. Cada equipamento é capaz de transmitir, em tempo real, informações da Central de Regulação durante o deslocamento até o local da ocorrência.

Além disso, as equipes poderão passar informações sobre o paciente para a Central de Regulação, garantindo maior segurança e agilidade no atendimento, tratamento e/ou encaminhamento da vítima até o hospital.

“Ficamos muito satisfeitos com o avanço do atendimento e o investimento nas ferramentas que irão facilitar o trabalho dos funcionários. A partir de hoje o SAMU Nilópolis tem condições de monitorar, em tempo real, os deslocamentos das viaturas e o tempo exato de atendimento das equipes, já que elas já saem da base sabendo exatamente o diagnóstico do paciente. A implantação desta tecnologia vai agilizar o atendimento ao paciente e pode salvar vidas”, afirmou a diretora do SAMU Nilópolis, Neci Daiani de A. Sant’Ana.

A entrega dos equipamentos foi feita, nesta quinta-feira (05), por técnicos do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense – CISBAF em solenidade realizada na base localizada no Centro do município.

O que é o SAMU?

O SAMU serve para atender casos de urgência e emergência em residências, locais de trabalho, etc.

Ao ligar para o 192, um telefonista vai atender solicitando endereço e um local de referência para a ambulância se situar e chegar mais rápido. Depois, vai passar a ligação para o médico regulador que irá fazer perguntas de protocolo para saber a situação real da(s) vítima(s).

É importante responder corretamente às perguntas do médico, que em geral são: qual a situação, qual a dor, qual a idade, o que está sentindo, até para saber a gravidade do caso e se necessita deslocar a viatura básica ou a UTI móvel.

Pelo telefone, o médico ainda orienta a pessoa que acionou o serviço para que adote procedimentos que possam minimizar possíveis sequelas até que o socorro chegue ao local, além de prevenir a pessoa quanto a atitudes inadequadas que possam prejudicar o paciente ao invés de ajudar.

 Quando chamar o SAMU?

– Dores no peito de aparecimento súbito;

– Situações de intoxicação e envenenamento;

– Queimaduras graves;

– Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto;

– Problemas respiratórios graves;

– Tentativa de suicídio;

– Sangramento/hemorragia;

Quando não chamar o SAMU?

– No transporte para realização de exames;

– Transporte para internação hospitalar;

– Nas situações clínicas não urgentes (dor lombar crônica, febre baixa, problemas crônicos de saúde, etc.);

– Em situações em que existe a condição de deslocamento por meios próprios ao atendimento hospitalar.

Você pode gostar...