Sessão Solene celebra o 15º aniversário da Guarda Civil Municipal de Nilópolis

Na manhã desta sexta-feira (30), a Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, em parceria com a Comissão de Segurança e Proteção à Vida da Câmara Municipal de Nilópolis, realizou Sessão Solene em comemoração aos 15 anos de fundação da Guarda Civil Municipal.

Com a presença de diversas autoridades civis e militares, incluindo secretários municipais e representantes da sociedade civil, o evento foi realizado no pátio da Câmara Municipal. Para compor a mesa, foram convidados o comandante do 20º BPM (Mesquita), tenente-coronel Marcelo Moreira Malheiros, o secretário Municipal de Segurança Pública, Cel. José da Silva Macêdo Júnior, o procurador-geral do Município, Dr. Bruno Cabral, o deputado federal Simão Sessim e os vereadores integrantes da Comissão de Segurança e Proteção à Vida, Mauro Rogério Nascimento, Roberto de Barros Batista e Rafael Pereira Nobre.

A abertura da Sessão Solene contou com a apresentação da tropa e a execução do Hino Nacional Brasileiro. O presidente da Comissão de Segurança e Proteção à Vida da Câmara Municipal, vereador Roberto de Barros Batista, declarou aberta a Sessão e ao discursar cumprimentou e lembrou aqueles que colaboraram para que a Guarda Municipal fosse criada, destacando ainda a importância da entidade para o município. “É um momento muito agradável para todos nós, quero aqui cumprimentar e parabenizar aqueles que participaram da fundação da Guarda e todos aqueles que tem honrado esse uniforme ao longo dos anos e dizer que vocês estão marcando um momento importante na cidade, que é o resgate da segurança. Nós vemos iniciar uma integração inovadora no Rio de Janeiro, envolvendo a Secretaria Municipal de Segurança, as policias civil e militar e ainda o apoio da Força Nacional de Segurança, além da Comissão de Segurança e Proteção à Vida”, disse Roberto de Barros Batista.

O deputado federal Simão Sessim, lembrou o momento em que era feita a apresentação da primeira tropa, da ainda Guarda Municipal, criada pelo prefeito Farid Abrão David, ainda na sua primeira gestão, em 2001. “Minha memória ainda vislumbra aquele cenário na Avenida Mirandela, onde perfilava a Guarda Municipal, com o mesmo prefeito de hoje, Farid Abrão”, lembrou o parlamentar.

Discursaram ainda o comandante do 20º BPM (Mesquita), tenente-coronel Marcelo Moreira Malheiros, o procurador-geral do Município, Dr. Bruno Cabral e os vereadores Rafael Pereira Nobre e Mauro Rogério Nascimento, que reforçaram os cumprimentos e felicitações pelo 15º aniversário da Guarda e pela união entre as forças de segurança e o poder legislativo, além de informar a redução nos índices de criminalidade no município de Nilópolis, devido as constantes operações policiais realizadas em diversos pontos da cidade.

Encerrando a Sessão Solene, o secretário Municipal de Segurança Pública, Cel. José da Silva Macêdo Júnior, em seu breve discurso, lembrou que o prefeito Farid Abrão, que criou a Guarda Municipal no ano de 2001, ainda na sua primeira passagem pela administração pública municipal, não pode estar presente, devido a um compromisso, mas garantiu que ele não está medindo esforços para fortalecer cada vez mais a corporação.

Homenagens

Um série de homenagens foram concedidas. Na primeira delas, o comandante da Guarda Civil Municipal, Sergio Elias, recebeu das mãos do vereador Rafael Pereira Nobre, a Moção de Homenagens e Aplausos pelos 15 anos da corporação. Emocionando, o comandante apresentou um breve histórico e as atribuições da corporação, além de agradecer pelas homenagens e parabenizar aos ex-comandantes e os demais agentes.

Em seguida, a subinspetora da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Shirlei de Oliveira, represendando a comandante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Tatiana Mendes, fez a entrega da Moção de Honra ao Mérito ao inspetor da Guarda Civil Municipal de Nilópolis, Celso Theodoro.

Continuando as homenagens, os ex-comandantes da Guarda Civil Municipal de Nilópolis, Dr. Carlos Pereira de Andrade, Jorge Rezende da Silva, Cléber Rezende da Silva, Júlio Cesar Vieira Coimbra e Aildo Liberato Pereira, receberam certificados de Honra ao Mérito.

Finalizando, a Guarda Civil Municipal prestou homenagens aos agentes destaques operacionais no primeiro semestre deste ano: GCM Amanda, GCM Ramos, GCM Andrade, GCM Costa, GCM Domingos, GCM Messias, GCM Fonseca, GCM Do Carmo, GCM Eduardo, GCM De Carvalho e GCM Barbosa.