Serviços de Segurança, Saúde e Limpeza garantiram a tranquilidade no Carnaval

O Carnaval de Nilópolis trouxe alegria e entretenimento a milhares de pessoas, que aproveitaram a folia com muita tranquilidade no município. Durante os dias de festa, serviços como saúde, segurança e limpeza permaneceram disponíveis para o maior conforto dos foliões, que nesta quarta-feira (14) retornam à rotina de trabalho ou se preparam para a volta às aulas.

Para garantir a segurança de quem passou o Carnaval no município, a equipe de Guardas Municipais foi atuante. Foram intensificadas as patrulhas na região central e bairros da cidade durante os eventos comemorativos, entre os dias 10 e 13 (sábado a terça-feira). A Polícia Militar também atuou em parceria, reforçando o patrulhamento constante no Centro e nos Bairros. Não foi registrada nenhuma ocorrência de maior proporção.

A limpeza urbana do município, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, intensificou os trabalhos no Carnaval, principalmente no sábado (10), quando um forte temporal atingiu a cidade e deixou um rastro de muita sujeira nas ruas. Enquanto a maioria da população descansava, servidores e demais funcionários atuavam ainda de madrugada na limpeza da cidade. A coleta de lixo também trabalhou normalmente. “Montamos um plantão onde conseguimos ter equipes trabalhando durante 24h para deixar a cidade limpa e em condições de atender, não somente os foliões mas também aqueles que precisam manter sua rotina de trabalho no município. Mesmo após o temporal conseguimos em menos de 12h estar com as áreas limpas”, disse o secretário de Serviços Públicos, Marcos Berkowitz.

A Secretaria da Saúde também atuou durante o feriado de Carnaval. Equipes estiveram de plantão durante os quatro dias na Avenida Mirandela, além daquelas que já atuam nos plantões do Hospital Municipal Juscelino Kubistchek, que nestes dias de foliam mantive-se aberto, atendendo casos de urgência e emergência. Nenhum caso grave relacionado ao Carnaval foi registrado no município.

Além disso, a Secretaria de Saúde realizou ações de conscientização e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Uma equipe orientou os foliões a respeito do sexo seguro, com distribuição de preservativos.

A Secretaria Municipal de Fazenda e a Coordenadoria de Ordem Pública também intensificaram seus trabalhos durante o Carnaval em Nilópolis. As ações de fiscalização se intensificaram e a ordem foi mantida. “Trabalhamos praticamente 24h por dia durante o período carnavalesco. Nossa missão de manter a ordem e garantir a tranquilidade do folião foi concluída com sucesso. Não registramos nenhum problema de maior gravidade”, disse Gessé Miranda, da Ordem Pública.

Para o prefeito Farid Abrão a diversão deve estar sempre aliado aos serviços essenciais de qualidade. “A diversão e o lazer contribuem para uma boa qualidade de vida, por isso fazemos questão de proporcionar eventos que agradem o público. Porém, qualquer ação municipal deve estar aliada a serviços de qualidade. Nos preparamos para garantir a tranquilidade, a segurança, a saúde e o bem-estar de quem nos visita e dos nossos munícipes, que também aproveitam todos esses atrativos”, declarou.

Também contribuiram para que os serviços essenciais fossem mantidos, as secretarias de Defesa Civil e Transportes, que mantiveram equipes de plantão durante todo o feriadão de Carnaval.