Semana do Meio Ambiente começa comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente

Iniciou-se na manhã desta segunda-feira (5), a Semana do Meio Ambiente de Nilópolis, exatamente no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje.

As ações deste primeiro dia se concentraram no Parque Natural do Gericinó. Logo cedo, crianças da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social fizeram o plantio de diversas mudas de árvores, juntamente com a secretária Michelle Nobre e com o secretário de Meio Ambiente Renato Rabello.

Alunos da rede municipal de ensino também participaram, inaugurando a 1º Trilha Ecológica do Parque Natural do Gericinó. Além disso, puderam conhecer a Exposição da Bióloga e Tecnóloga em Gestão Ambiental, Maria de Fátima Alexandre, que trouxe animais empalhados e exemplares da Biodiversidade brasileira, numa verdadeira aula ao ar livre, com a presença da secretária de Educação, Eva Maria de Melo Vasconcellos.

O evento contou, ainda, com a participação do Superintendente Regional da Baía de Guanabara, Paulo Cunha, acompanhado de outros integrantes do INEA – Instituto Estadual do Ambiente, que vieram à Nilópolis celebrar a data, atendendo convite do secretário Renato Rabello.

Durante todo o dia, mudas de árvores estão sendo doadas ao público. A Semana do Meio Ambiente segue nesta terça-feira (06), com diversas outras atrações. O término acontece no domingo, dia 11. Confira a programação:

TERÇA-FEIRA (06)
9h às 17h – Exposição de fotografias do Parque Municipal Natural do Gericinó e animais empalhados.

QUARTA-FEIRA (07)
9h – Palestra ministrada por agentes da Guarda Ambiental Municipal – GAM
9h às 17h – Exposição de fotografias do Parque Municipal Natural do Gericinó
15h30m – Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, será feita distribuição de mudas e conscientização com distribuição de panfletos.

QUINTA-FEIRA (08)
9h – Oficina de artesanato ao ar livre, realizado pela Casa da Mulher Nilopolitana
9h às 17h – Plantio de mudas feito pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente do município de Mesquita.
9h – “Salto para o Meio Ambiente”, com lançamento aéreo de sementes nativas da Mata Atlântica, com decolagem na área do parque em Mesquita e pouso no Parque Municipal Natural do Gericinó.
Local: Parque Municipal Natural do Gericinó – Rua Antônio João de Mendonça, s/nº, bairro Manoel Reis.

SEXTA-FEIRA (09)
8h – Aulão de Zumba, com o Tema Meio Ambiente.
8h – Apresentação da Banda da Escola Municipal de Música Professor Werberty Bernardino Aniceto e de alunos da Escola Municipal de Dança Anna Pavlova
9h – Plantio de mudas feito por autoridades
9h – Oficina de Pintura com o Tema Meio Ambiente, ministrada pelo Profº Zito da Escola Municipal de Artes Plásticas Fayga Ostrower
14h – Trilha Ecológica com os alunos do Instituto Psicopedagógico Lopes Cavalcanti