Semana dedicada à luta com deficiência nas escolas municipais de Nilópolis

Alunos da Escola Municipal Poeta Carlos Drummond Andrade

A Secretaria Municipal de Educação em comemoração ao “Setembro Azul”, está celebrando nesta semana a luta pela acessibilidade e luta dos surdos. Com deficiência ou não, o que é direito inegável a todo ser é o respeito a individualidade e diferença, pois todos possuem características e habilidades próprias que devem ser respeitadas em qualquer ambiente.

Este projeto visa fortalecer a luta da pessoa com deficiência através da sensibilização da comunidade escolar sobre deficiência na “Semana dedicada à Luta da Pessoa com Deficiência” e o Dia Nacional do Surdo.

Segundo a Secretaria de Educação, “Devido setembro ser um mês de muitas comemorações para comunidade surda e as pessoas com deficiência, pois mostra importantes datas que nos levam a uma reflexão sobre lutas e conquistas desses indivíduos, propomos em nossa escola a realização de algumas ações que promovam uma conscientização a respeito das Pessoas com Deficiência, o Surdo e o seu processo de inclusão”.

* Promover atividades inclusivas que chamem atenção na Comunidade Escolar, sobre o Dia Nacional do Surdo e Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência;

*Valorizar as comemorações nesse mês de Setembro que marcam os desafios e as conquista do Surdo e das Pessoas com Deficiência.

* Oportunizar para comunidade escolar atividades de sensibilização que despertem a consciência sobre os desafios enfrentados no dia a dia pela pessoa com deficiência, ao se colocar no lugar do outro vivenciando situações enfrentadas por eles no dia a dia.

A inclusão só acontece realmente quando acontece no coração. Sentir na pele o que é ser ou estar deficiente, sendo privado de movimentos que aparentemente são básicos, mas que fazem muita diferença para realização de qualquer atividade, por mais simples que pareça, nos leva a refletir o quanto uma pessoa com deficiência precisa se esforçar a todo o momento para vencer os desafios enfrentados em seu cotidiano e como cada conquista significa uma vitória e realização.

Todos nós temos alguma deficiência, pois estamos nos construindo e aprendendo todos os dias e não precisamos estar no lugar do outro para respeitá-lo. O respeito deve fazer parte da nossa lição devida diária, assim como precisamos do ar para respirar e sobreviver, precisamos respeitar para sermos respeitados e na luta da pessoa com deficiência respeito é o primeiro passo para ajudar para que realmente a inclusão aconteça.