Secretaria de Segurança promove curso de capacitação para guardas municipais

O curso tem duração de oito meses e ofertará vagas também para outros municípios

A Secretaria Municipal de Segurança iniciou, na última segunda-feira (12/4), o Programa Anual de Instrução Profissional em Segurança Pública (Paips) voltado para o efetivo da Guarda Civil Municipal de Nilópolis. O encontro foi realizado na igreja Nazareno, no centro da cidade.

O objetivo do curso é dotar e aprimorar a capacidade operacional e cognitiva do efetivo da Guarda Civil Municipal, além de estreitar a capacidade operacional com outras instituições de segurança pública da esfera Federal e Estadual.

O tema da aula inaugural foi sobre Crimes e Abusos de Autoridades, lei nº 13.869, de 2019, ministrada por Tadeu Pinheiro, Guarda Municipal do Rio de Janeiro, pós-graduado em Direito Tributário.

O programa é baseado na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. o curso contará também com instruções da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Polícia Militar, Polícia Penal e Guarda Municipais do Rio, Mangaratiba e Macaé.

O curso tem duração de oito meses, com término previsto para novembro de 2021. Ao final do programa, o guarda receberá um certificado da Secretaria Municipal de Segurança, além disso, terá reconhecimento no Diário Oficial do Município.

Nilópolis ofertará vagas do curso para as cidades que desejam de capacitação. Vieram a convite da prefeitura de Nilópolis, guardas dos municípios de Queimados, Paty do Alferes, Paracambi, Duque de Caxias e Rio de Janeiro.