Secretaria de Educação promove palestra sobre Autismo

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Superintendência de Ensino / Educação Especial, realizou nesta quinta-feira 04, uma palestra sobre o Autismo. O encontro, realizado no auditório da UniAbeu, foi ministrado pela Fonoaudióloga e responsável pela Clínica Terapias Integradas de Madureira, Patrícia Lopes. Participaram do encontro professores e diretores das unidades escolares do município, além de pais de alunos.

A palestra teve como objetivos esclarecer como identificar uma criança com autismo e como trabalhar abordando a questão da inclusão; ofertar ações e estratégias de formação; e oferecer informações sobre a convivência e as formas de tratamento das crianças portadoras de autismo. “Agradeço a Secretaria de Educação por mais essa importante capacitação. Gostei muito de participar e com certeza, assim como eu, outros profissionais também puderam obter muito conhecimento”, disse a Profª Rafaela Leal, do Centro de Educação Infantil Nelson Abrahao David.

A palestrante Patrícia Lopes mostrou-se muito feliz em poder estar abordando este tema para os educadores. “É uma alegria muito grande estar falando sobre o Autismo e conscientizando sobre as suas dificuldades e de todas as condutas que a gente tem que tomar para com essas crianças, a nível de terapia, inclusão e adaptação de materiais para elas”, contou.

A secretária de Educação, Profª Eva Maria de Melo Vasconcelos, explicou que a palestra é mais uma das capacitações que a pasta vem fazendo desde o início de sua gestão. “Essa palestra surgiu de um desejo de levar informação a todos, não só professores, pedagogos e orientadores da rede, mas também aos pais, amigos e outros, para conhecerem mais sobre o Autismo, já que é uma questão que vem crescendo bastante socialmente. Temos na rede municipal muitos alunos autistas e a informação, capacitação e a formação em serviços são as tônicas da nossa gestão. Preparar o professor para trabalhar não só com as crianças com necessidades regulares, mas também com necessidades especiais, e o Autismo é uma das necessidades especiais que tem crescido”, explicou.

A Profª Thais Tanús da Serra Freire, destacou a importância da palestra no sentido de ajudar na identificação de possíveis casos e saber também como orientar os pais. “Primeiramente eu gostaria de agradecer a Secretaria de Educação e a minha diretora Renata Paiva, por nos oferecer a oportunidade de adquirir conhecimento no assunto, uma vez que nao é fácil lidar com crianças com qualquer tipo de síndrome, por não termos informações a respeito. É importante que tenhamos conosco um mediador para que a criança possa se desenvolver melhor e interagir com os seus colegas de sala, ocorrendo assim a melhor forma possível de inclusão”, disse ela, que leciona para alunos portadores de Autismo.

Cristiane Spener é mãe do Lucas, de 4 anos, que estuda no Centro de Educação Infantil Nelson Abrahao David e foi mais uma que destacou a importância da palestra. “A palestra é muito importante, pois muitos professores e diretores não conhecem o que é uma criança com Austismo e não sabe como tratar. Queria aproveitar e agradecer a professora Thais Tanús, que está ajudando no desenvolvimento do meu filho na escola, inclusive na fala”, disse.

Também se fizeram presentes agentes da Ronda Escolar, que representaram a Secretaria Municipal de Segurança Pública e o secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Ângelo Júlio Chambarelli de Novaes.